Termina nesta sexta o prazo para credenciamento de instituições no Trilhas de Futuro Educadores
Programa oferece cursos de mestrado a servidores da rede estadual de ensino de Minas; edital contempla instituições públicas e privadas
Por Plox
01/07/2025 17h25 - Atualizado há 2 dias
O prazo para o credenciamento de instituições de ensino superior (IES) interessadas em participar da 4ª edição do programa Trilhas de Futuro Educadores termina nesta sexta-feira, 4 de julho. A iniciativa, promovida pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), tem como foco oferecer cursos de mestrado a servidores da rede estadual de ensino.
O Edital de Credenciamento nº 01/2025 está aberto a instituições públicas e privadas que atuam no ensino superior e cumpram as exigências previstas. Os cursos devem ser reconhecidos pela Capes e podem ser ofertados nas modalidades presencial ou semipresencial.
De acordo com a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia dos Santos, o projeto vem contribuindo significativamente para a qualificação profissional e a produção científica no estado. “Convidamos as IES a participar do credenciamento e contribuir ativamente para elevar o nível dos educadores mineiros”, afirmou.

Estão previstas 250 vagas de mestrado nas seguintes temáticas: Gestão de Projetos; Gestão Pública e Sociedade; Políticas Educacionais; Gestão e Avaliação da Educação Pública; Educação de Jovens e Adultos; Docência – Formação, Trabalho e Práticas Educativas; Gestão da Inovação; Educação Ambiental; Gestão Financeira Escolar e Educação Especial Inclusiva.
As IES interessadas devem encaminhar a documentação via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) até o prazo final. Instituições já credenciadas em edições anteriores poderão participar mediante nova proposta técnico-pedagógica.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site oficial do Trilhas de Futuro Educadores. Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail: [email protected].
Desde 2022, o programa já beneficiou mais de 9,4 mil profissionais da educação em todo o estado com vagas em cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado. Desses, 6,2 mil já concluíram suas formações.