Timóteo recebe 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro
Evento gratuito acontece neste sábado (5/7), na Praça 1º de Maio, e apresentará projetos com foco em inovação, educação e empreendedorismo
Por Plox
01/07/2025 15h37 - Atualizado há 2 dias
No próximo sábado, 5 de julho, a cidade de Timóteo será palco da 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro, com o tema “Empreenda Timóteo: Incentivando ideias, criando conexões”. O evento acontece das 9h às 16h, na Praça 1º de Maio, no Centro da cidade, com entrada gratuita e expectativa de atrair cerca de quatro mil visitantes.

Cerca de 5,3 mil estudantes e 420 educadores de 16 escolas municipais e duas Umeis vão apresentar os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo com foco em empreendedorismo. A iniciativa é do Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.
A programação conta com apresentações culturais, espaço kids, food trucks e ações do projeto Gaia, além da estreia das creches conveniadas. Também estará presente o Sicoob Copesita com as Clínicas Financeiras, oferecendo orientação financeira gratuita ao público.
A feira integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), implantado na rede municipal de ensino em 2022. Desde então, mais de 500 profissionais da educação foram capacitados pelo Sebrae com foco em práticas empreendedoras e metodologias ativas.

Entre os destaques desta edição estão projetos como “Inovação Sustentável” da Escola José Moreira Bowen, que une robótica e sustentabilidade; “Horta dos Sabores”, da Escola Novo Tempo, promovendo educação ambiental e gestão escolar; e “Feliz Idade”, da Escola Municipal de Timóteo, que incentiva a convivência intergeracional e o respeito entre gerações.
Outras iniciativas incluem o “Jardim Sensorial”, voltado ao desenvolvimento emocional e sensorial de estudantes; o projeto “Jogos e Brinquedos”, com foco em práticas pedagógicas inovadoras; o “Mercadinho do Joaquim”, que promove educação financeira e matemática de forma lúdica; e “Diga Sim, Diga Não”, voltado à prevenção do abuso infantil.

A analista do Sebrae Minas, Gabriele Deboni, destaca que o programa prepara os estudantes para o mercado de trabalho e a vida. Já a secretária de Educação de Timóteo, France-Jane Pereira, enfatiza que a cultura empreendedora tem transformado a forma de ensinar e aprender nas escolas da cidade.
Em todo o estado, Minas Gerais se destacou em 2024 com o maior número de professores capacitados no PNEE: mais de 65 mil. Ao todo, 627 mil estudantes de mais de 800 municípios foram impactados por ações empreendedoras que visam transformar a educação e a realidade social.