UFJF oferece 1.692 vagas ociosas em cursos de graduação; saiba como se inscrever
Universidade oferece oportunidades em Juiz de Fora e Governador Valadares; inscrições vão até 8 de julho
Por Plox
01/07/2025 09h04 - Atualizado há 2 dias
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas até o dia 8 de julho para o preenchimento de 1.692 vagas ociosas em cursos presenciais de graduação, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Os interessados devem realizar o procedimento exclusivamente on-line, por meio da Área do Candidato.

Do total de oportunidades, 1.197 são destinadas ao campus de Juiz de Fora e 495 ao de Governador Valadares. Dois editais foram lançados, sendo um específico para cursos da área da saúde. A relação completa dos cursos disponíveis pode ser consultada no site da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara).
Em Juiz de Fora, os cursos com vagas incluem áreas como Engenharia (Elétrica, Mecânica, de Produção, Robótica e Ambiental), Psicologia, Direito, Jornalismo, Moda, Design, Pedagogia, Ciências Contábeis, Turismo, Fisioterapia, Enfermagem, Estatística, Física, Matemática, Química, Filosofia, Geografia, História, Letras, Ciência da Religião e o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas.
Já no campus de Governador Valadares, as vagas abrangem os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.
Os interessados podem se inscrever por meio de diferentes formas de ingresso: reingresso ao curso de origem (para estudantes desligados por abandono), mudança de curso (dentro ou entre campi e áreas), transferência externa (para quem vem de outras instituições públicas ou privadas) e ingresso para graduados (destinado a quem já possui diploma de nível superior).
Para candidatos oriundos de outros processos seletivos como o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), não é necessário se inscrever, bastando acompanhar as reclassificações nos editais. Já os demais devem preencher o formulário online e, no caso de transferência ou segunda graduação, efetuar o pagamento da taxa de R$ 175 por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), com vencimento até às 15h do dia 9 de julho, exclusivamente no Banco do Brasil.
Quem desejar solicitar isenção da taxa deve se enquadrar em uma das seguintes condições: estar inscrito no CadÚnico, ter renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo ou ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada. Os pedidos podem ser feitos nos dias 30 de junho e 1º de julho, e o resultado será divulgado em 7 de julho.