Mitos e verdades sobre os cabelos grisalhos

01/08/2019 11:28

Os fios brancos não têm gênero e nem faixa etária

Publicidade

Não adianta negar, os fios brancos chegam para todos. Eles aparecem sem avisar, de maneira diferente para cada pessoa e em momentos diversos da vida, com textura distinta e pode causar preocupações.  

Muito se fala de jovens com fios brancos e como eles nascem sem algum motivo aparente. Rosângela Rocha, hair stylist, explica porque os mesmos aparecem tão cedo para alguns. “A genética interfere diretamente, mais do que a idade no quesito cabelos brancos. Claro que a idade também tem grande influência no embranquecimento dos fios e por isso vemos pessoas mais velhas com os cabelos grisalhos. Mas a hereditariedade é um grande fator, por isso também vemos jovens com fios brancos”, afirma.

Foto: Reproduçãoshutterstock 265830800

Outro gatilho para o surgimento dos fios brancos é o estresse. “Os hormônios produzidos pelo estresse podem reduzir a pigmentação dos fios, resultando em cabelos grisalhos”, explica. Rosângela ainda lembra que os fios brancos podem ser mais rebeldes que os demais, pois são mais queratinizados e possuem a textura mais enrijecida. Por esse motivo é essencial investir em emolientes e aminoácidos, presentes em máscaras de hidratação.

Rosângela desmente quem afirma que tingir os cabelos pode fazer com que os fios fiquem grisalhos com maior rapidez.  “Se for feito de maneira correta e com produtos de qualidade o processo não oferece nenhum perigo aos cabelos e não tem relação com a perda da pigmentação. Hoje as novas colorações possuem menor teor de amônia, e algumas nem mesmo possuem o componente. Portanto, não podemos afirmar que este tipo de produto pode contribuir para o desgaste excessivo dos fios”, conta. Mais um mito popular, segundo a hair stylist, é que os fios brancos são mais comuns nos homens. “O gênero não interfere no aparecimento dos fios. Essa crença surgiu pela tendência de os homens assumirem com maior frequência os cabelos grisalhos do que as mulheres”, diz.

Por fim, Rosângela Rocha ressalta que os cabelos grisalhos estão em alta e vem sendo cada vez mais adotados e assumidos. “Já foram considerados um incômodo, mas agora os cabelos brancos se tornaram uma trend, fazendo parte do empoderamento feminino. Sendo adotados por mulheres de diferentes idades e estilos, os cabelos brancos demandam de muita hidratação, com cremes de tratamento, nutrições e reconstruções, para a reposição de nutrientes que foram perdidos ao longo dos anos”, recomenda.
 



Publicidade