Movimento a favor do voto impresso reúne mais de mil pessoas em Ipatinga, dizem organizadores

Manifestação ocorreu por todo o país; participantes apoiam a PEC 135/2019

Por Plox

01/08/2021 16h42 - Atualizado há quase 4 anos

A manifestação pró-voto impresso auditável reuniu, segundo os organizadores, cerca de 1,2 mil pessoas, na manhã deste domingo (1), na praça dos Três Poderes, em Ipatinga, Minas Gerais. O evento, promovido pelos movimentos conservadores do Vale do Aço, defende "maior transparência nas eleições do próximo ano".

Foto: divulgação

 

O prefeito Gustavo Nunes e a deputada Federal Alê Silva, ambos do PSL, foram as principais autoridades que participaram. Alê Silva, uma das primeiras a falar, enalteceu o evento e ressaltou a importância da união dos grupos regionais em torno do tema.

"É gratificante ver esta praça cheia, numa manifestação bonita como esta. É esta força que nos motiva a continuar a luta lá em Brasília", discursou, antes de gravar uma mensagem dos manifestantes para o presidente Bolsonaro.

Deputada federal, Alê Silva, discursou. Foto: divulgação

 

Após os discursos dos vereadores, líderes religiosos e comunitários, o secretário de Governo de Ipatinga, Roberto Soares, frisou a importância de se pressionar deputados e senadores. "Essa é a melhor estratégia, mesmo com os deputados e senadores saindo das redes sociais e até trocando telefone. Tem problema não! A gente consegue de novo e divulga", disse.

Já o prefeito Gustavo Nunes defendeu "maior transparência para o momento mais importante do exercício da cidadania''. "A nossa posição é favorável, clara e pública. Não dá pra ser contrário a mais um instrumento de segurança para as urnas eletrônicas. Buscamos fortalecer o sistema democrático", concluiu.

Prefeito Gustavo Nunes também esteve presente e discursou. Foto: divulgação

 

Também participaram do evento os vereadores de Ipatinga (Avelino Cruz, Ney Professor, Coronel Silvane, Wellington da Floricultura e Zé Terez), Cel Fabriciano (Lincoln Drumond), além de representantes dos grupos Vale do Aço nas Ruas (VAR), B38 Vale do Aço, União Juventude Patriota, Frente Vale do Aço, Ouvidoria Popular e Guerreiros Voluntários.

Maioria dos manifestantes usou as cores da bandeira do Brasil. Foto: divulgação

 

OUTRAS CIDADES

O movimento pelo voto impresso aconteceu em vários lugares do país. A maioria dos manifestantes estava vestida de verde e amarelo, com cartazes contendo apelo e palavras de ordem. Carros de som, carreata, trios elétricos e buzinaço marcaram o ato.

Na capital mineira, Belo Horizonte, manifestantes ocuparam o coreto da Praça da Liberdade. No Rio de Janeiro, um guindaste foi usado para erguer uma bandeira do Brasil com a frase "Pátria Amada". Em São Paulo, o filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, esteve presente na avenida Paulista. 

No Distrito Federal, o grupo se concentrou no Museu da República, em Brasília, e foi até o gramado do Congresso. Na Bahia, em Salvador, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra opositores ao governo federal.

No Espírito Santo, o ato ocorreu na Praia da Costa, em Vila Velha, e na Praça do Papa, em Vitória. Em Goiás, a concentração foi na Praça Tamandaré, em Goiânia, onde o Hino Nacional foi cantado.

Também teve registro em Maceió, no Alagoas; São Luís, no Maranhão; Belém, no Pará; Foz do Iguaçu e Guarapuava, no Paraná; Recife, no Pernambuco e Boa Vista, em Roraima.

ENTENDA A PROPOSTA
Proposta de Emenda Constitucional (PEC 135/2019), apresentada no Congresso pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), que instaura o voto impresso nas eleições, já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas tem encontrado resistência na Comissão Especial sob a relatoria do deputado Filipe Barros (PSL/PR).

Pela PEC, a partir da Eleição 2022, os números que o eleitor digitar na urna eletrônica serão impressos e os papéis depositados de forma automática numa urna de acrílico. Em caso de acusação de fraude no sistema eletrônico, os votos em papel poderão ser conferidos manualmente pela Justiça Eleitoral.

Destaques