Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Vacinação com 2ª dose abrange 46% do público vacinado em Coronel Fabriciano

    Moradores que receberam a vacina da Pfizer também já estão sendo chamados para serem imunizados com a 2ª dose

    Por Plox

    01/08/2021 11h44 - Atualizado há cerca de 2 meses

    A chamada “imunização completa” contra a Covid 19 é realidade para 46% das pessoas que tomaram a primeira dose em Coronel Fabriciano. Segundo a administração municipal, o município não possui atrasos na aplicação da 2ª dose e mantém o serviço de agendamento com dia e hora na aplicação. A 2ª dose é aplicada na sala de vacinas do Centro Administrativo Mariano Pires Pontes, bairro Bom Jesus.

    Desde o começo da execução do Plano Nacional de Imunização (PNI), o município adotou estratégia de preservar metade das doses enviadas para que todos os vacinados com 1ª dose tivessem garantida a aplicação da 2ª dose. Com isso, o processo de imunização tem caminhado dentro do planejamento, com todos os moradores sabendo de imediato quando deverão retornar para tomar a dose final.

    Nessa semana, o município atingiu a marca de 45.794 pessoas imunizadas com a 1ª dose, sendo 20.922 vacinados com 2ª dose ou dose única.

    O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, lembra que a imunização contra a Covid 19 somente é considerada após a 2ª dose ou quando o cidadão toma a dose única. “Nós estamos agindo com critério e organização para não permitir erros ou atrasos. Estamos fazendo busca ativa atrás de quem não comparece para tomar a 2ª dose. Se alguma pessoa ainda não teve a imunização completa foi por culpa dela mesma, por que nós estamos fazendo de tudo para evitar isso”, disse.

    A determinação do prefeito, Dr. Marcos Vinicius para guardar a 2ª dose é pautada na ciência, segundo a prefeitura. Ele entende que atrasos na aplicação da 2ª dose são possíveis fatores geradores de outras cepas do vírus, além de estimular o sistema imunológico à desproteção.

    “Nós preservamos a 2ª dose em todas as remessas. Se chegou 1000, guardamos 500 e assim por diante. Por isso, temos caminhado com eficiência na aplicação e adotamos o modelo de mutirões para evitar o escape imunológico”, disse Dr. Marcos em transmissão feita nessa semana.

    PFIZER

    Os moradores que receberam a vacina da Pfizer também já estão sendo chamados para serem imunizados com a 2ª dose, conforme medida adotada recentemente pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário, Ricardo Cacau, o protocolo foi adotado bem antes da determinação do ministério, uma vez que já era previsto pelo fabricante. “Todos que tomaram a vacina da Pfizer estão tomando a 2ª dose no prazo de 21 dias. O prazo anterior adotado pelo Governo Federal tinha um motivo, expandir a aplicação da 1ª dose, mas nós fizemos planejamento”, disse.

    Nesta semana, o município avançou a vacinação em 1ª dose para pessoas com 38 e 39 anos.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]