Ipatinga

bichos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Ipatinga inicia nova campanha de vacinação antirrábica

    Imunização de cães e gatos acontecerá em todos os bairros da cidade e deve atender mais de 9 mil animais até 25 de agosto

    Por Plox

    01/08/2022 18h30 - Atualizado há 14 dias

    A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (1) uma nova Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na área urbana. O trabalho se estenderá até o dia 25 do mês, com pontos de atendimento fixos e móveis. A expectativa é de que sejam imunizados cerca de 9 mil animais durante a campanha. Os donos devem levar seus animais para vacinar de segunda a sexta-feira, de 8h às 15h, em todos os bairros do município. 

    A campanha é realizada pela Seção de Controle de Zoonoses (SCZ), obedecendo protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A imunização abrange animais a partir dos três meses, que devem sempre estar com guia e coleira. Em caso de animal bravo, a recomendação é de que estejam com focinheira. Já os gatos, precisam ser conduzidos dentro de caixas específicas para evitar fugas. Outra regra é que os animais devem ser levados por um adulto. Os organizadores esclarecem ainda que fêmeas gestantes ou amamentando não podem receber a vacina. 

    Foto: Divulgação / PMI

     

    Na zona rural, a campanha acontece desde o dia 4 de julho e, conforme o último balanço computado, cerca de 2.000 animais já foram vacinados. 

    De acordo com a gerente da SCZ, Eliane Garção, o objetivo é realizar uma ação de vacinação rápida. “Traga seu cão ou gato para vacinar. Todos os bairros do município terão um posto de vacina e as estruturas estão preparadas para receber o seu bichinho de estimação, de segunda a sexta-feira, de 8h às 15h, para que o processo seja ágil”, conclamou.  

    A RAIVA

    A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. Trata-se de uma zoonose, um tipo de doença que pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

    Para mais informações, entre em contato com o setor pelo telefone 38329-8383 ou 3829-8313.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]