Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Cirurgia que Lula passará tem espera de até 5 anos no SUS

A investigação revela discrepâncias notáveis nas listas de espera.

01/08/2023 às 10:44 por Redação Plox

Mais de 8 mil brasileiros em 16 estados do país encontram-se atualmente na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) aguardando uma artroplastia de quadril, um procedimento cirúrgico que o ex-presidente Lula deverá se submeter em breve para tratar uma artrose. Dados repassados pelo Ministério da Saúde indicam uma espera de até cinco anos por esta cirurgia em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, embora algumas narrativas apontem para períodos ainda mais longos.

 

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A investigação revela discrepâncias notáveis nas listas de espera. Por exemplo, o estado de São Paulo lista 428 cirurgias prioritárias, enquanto apenas o Hospital das Clínicas da capital relata cerca de 2.000 pacientes na fila. A cidade de São Paulo também registra 2.900 pacientes esperando uma avaliação para potencial cirurgia.

Em contrapartida, o estado do Rio Grande do Sul lidera o ranking, com 3.684 pacientes aguardando o procedimento, seguido por Goiás com 2.520 e Espírito Santo com 564. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo esclareceu em nota que está trabalhando para melhorar o sistema, com um investimento de mais de R$ 371 milhões em mutirões de cirurgias até o final de 2023.

 

Os Efeitos da Demora

Com a crescente demanda por estas cirurgias e financiamentos insuficientes, os pacientes sofrem. A artrose de quadril, como a que o ex-presidente Lula apresenta, gera uma dor incapacitante. Jorge dos Santos Silva, ortopedista do Hospital das Clínicas, destaca que essa condição pode afetar significativamente a vida diária dos pacientes. Procedimentos paliativos, como fisioterapia e injeções, oferecem alívio temporário, mas a artroplastia é a única solução definitiva.

A longa espera tem implicações reais na vida dos pacientes. A aposentada Mercedes Menezes de Souza, que está na fila há mais de um ano, enfrenta dores insuportáveis. Ela e sua família buscaram justiça para acelerar o processo, mas encontraram obstáculos. Mercedes desabafa sobre sua situação, comparando-a à do ex-presidente Lula: "Tenho artrose no quadril, igual o presidente Lula. Mas o presidente é o presidente."

Em resposta, o Ministério da Saúde reconheceu a posição de Mercedes na fila e afirmou que ela será notificada quando estiver pronta para a cirurgia. Eles também destacaram que entre janeiro e junho de 2023, 31.643 cirurgias ortopédicas foram realizadas no instituto, incluindo 3.846 de quadril.

Compartilhar a notícia

Veja também
capa
SAúDE

A Rara e grave Síndrome de Stevens-Johnson: doença de pele rara que deixou a mulher de Frank Aguiar na UTI

Carol Santos descreveu o que sentiu: "O Stevens-Johnson que eu tive é uma doença que queima o corpo. Eu achei que ia morrer"

Anvisa
SAúDE

Anvisa alerta que “50 Ervas Emagrecedor” está proibido no Brasil

Produto não está regularizado como medicamento

Freepik/wirestock - 04.04.2023
SAúDE

Uma em cada dez pessoas vive com diabetes: entenda os sintomas e diagnósticos

A complexidade dos sintomas pode confundir pacientes, enquanto os exames são decisivos para a detecção da doença.

Veterinária com neuralgia entra em coma induzido para tratamento
SAúDE

Veterinária com neuralgia entra em coma induzido para tratamento

Carolina Arruda está sedada na Santa Casa de Alfenas e passará por três procedimentos

para você
Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília

Ministro do STF foi ovacionado pela plateia após ser citado pela cantora, que dedicou o espetáculo a ele e reforçou críticas à anistia

Com mais de 4,8 milhões de inscritos, Enem 2025 bate recorde histórico
EDUCAçãO

Com mais de 4,8 milhões de inscritos, Enem 2025 bate recorde histórico

Número representa aumento de 11% em relação a 2024; Minas Gerais fica em 2º lugar no ranking de inscrições

Defensoria Pública assume defesa de Eduardo Bolsonaro após prazo encerrado
POLíTICA

Defensoria Pública assume defesa de Eduardo Bolsonaro após prazo encerrado

STF nomeia Defensoria para representar deputado em inquérito sobre coação e tentativa de golpe, após tentativas frustradas de notificação e ausência de advogado

todos
ECONOMIA

De Minas Gerais: Cartão de TODOS chega a 390 unidades em todo o Brasil; você sabe o que a empresa oferece aos filiados?

A empresa possui status de Grupo, com 4 Unidades de Negócio e 4 Empresas Parceiras Táticas agregadas para garantir que os mais de 18 milhões de filiados ao Cartão tenham acesso a serviços de qualidade, soluções inovadoras e preços acessíveis