Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Prefeitura de Ipatinga entrega obra de recuperação de alça viária da avenida Maanaim

    Muralha de 3.000 blocos de concreto armado auxilia a estabilização do terreno. Trabalho exigiu ainda reestruturação de fundações numa profundidade de quatro metros para maior estabilidade da pista

    Por Plox

    01/08/2023 09h33 - Atualizado há 7 meses

    O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, anunciou nesta segunda-feira (31) a retomada do trânsito pela alça viária da avenida Maanaim entre os bairros Iguaçu e Cidade Nobre. De alta complexidade, as obras executadas no local determinaram a interdição do trecho a partir de janeiro de 2023, por medida de segurança, em função de um desmoronamento de encostas e destruição da pista devido às chuvas que se prolongaram desde o final do ano passado.

    Carros já podem transitar na via.Foto: PMI/Divulgação.


    Os serviços no local, que duraram seis meses, compreenderam a reestruturação de fundações numa profundidade de quatro metros, reconstituição da pista e implantação de barreiras de contenção junto às margens do ribeirão, além da revitalização da ponte com reforço estrutural nas armações e concretagem havendo como complicador o fato de que na mesma região passam importantes tubulações de redes sanitárias que precisavam ser cuidadosamente preservadas.
    No transcurso das intervenções, foram feitas escavações específicas a fim de modificar provisoriamente o leito do ribeirão, estreitando-o e modificando o seu curso até a finalização das correções.
    Uma muralha de 3.000 blocos de concreto armado auxilia a estabilização do terreno junto ao curso hídrico e, recuperada a estrutura da pista de rolamento, seguiu-se o asfaltamento e vegetação de taludes.
    No período de recuperação da alça viária afetada, o trânsito que era feito pelo contorno foi desviado, a partir da avenida Maanaim, para um pequeno trecho da rua Visconde de Mauá, no Cidade Nobre, que antes era contramão.

    Uma muralha de 3.000 blocos de concreto armado auxilia a estabilização do terreno junto ao curso hídrico. Foto: PMI/Divulgação.


    “Durante todo o trabalho, nossa equipe de trânsito esteve mobilizada e atenta para que no período das reformas não houvesse transtornos e riscos aos munícipes. No prazo de revitalização da alça viária, acompanhamos de perto a obra e a evolução dos serviços realizados, zelando por sua qualidade”, destacou o prefeito.
    O chefe do Executivo lembrou que antes do anúncio da retomada definitiva do trânsito no local fez uma série de reuniões, validando com as equipes envolvidas todo trabalho desempenhado no projeto. Durante a última semana, o prefeito detalhou e deu publicidade ao trabalho em suas mídias oficiais.
    “Hoje é um momento muito importante e de celebração para nosso governo. Anunciar de forma definitiva que os problemas da via foram sanados e seguir com essa importante pauta de promoção da mobilidade e segurança para todos nos faz entender que estamos no caminho certo”, comemorou Gustavo.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]