Após destruição causada por ressaca, Capitania libera Baía de Guanabara

Ondas invadiram avenidas e causaram prejuízos em diversos pontos do Rio

Por Plox

01/08/2025 14h12 - Atualizado há 1 dia

Na manhã desta sexta-feira (1º), a Capitania dos Portos voltou a liberar a saída da Baía de Guanabara, permitindo novamente a circulação de embarcações de esporte, lazer, pesca e transporte de cargas. A navegação havia sido suspensa desde a manhã de quinta-feira (31), em decorrência da forte ressaca que atingiu o litoral do estado do Rio de Janeiro desde terça-feira (29).


Imagem Foto: Reprodução


O fenômeno provocou estragos em diferentes áreas da capital fluminense, principalmente no Leblon, Zona Sul da cidade, onde as águas invadiram o calçadão e interditaram a Avenida Delfim Moreira. Além disso, ondas violentas destruíram o portão de um edifício e causaram prejuízos financeiros em quiosques próximos à orla.


Na Zona Oeste, moradores de Rio das Pedras enfrentaram ruas alagadas devido à combinação da ressaca com a maré alta, que empurrou as águas através da Lagoa da Tijuca para o bairro. A região plana e baixa favoreceu o acúmulo da água, causando transtornos significativos.


Imagem Foto: Reprodução


Nesta manhã, o Centro de Operações Rio confirmou o fim da ressaca, anunciando que a situação está controlada e permitindo o retorno seguro às atividades marítimas na Baía de Guanabara.


Destaques