Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula recebe seis ministros do STF em jantar após sanções dos EUA a Moraes

Presidente buscou demonstrar união institucional ao receber seis ministros do Supremo em apoio a Moraes

01/08/2025 às 14:48 por Redação Plox

Em um gesto simbólico de apoio ao ministro Alexandre de Moraes, alvo recente de sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu seis dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para um jantar no Palácio da Alvorada, na noite desta quinta-feira (31/7).


Imagem Foto: Nelson Jr./SCO/STF/09-11-2022

A intenção do presidente era reunir todos os integrantes da Corte como forma de expressar unidade institucional diante da pressão externa e reafirmar a soberania brasileira e a independência do Judiciário. O encontro, que durou pouco mais de duas horas, contou com as presenças de Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso — atual presidente do STF —, além do próprio Alexandre de Moraes.


Também participaram da reunião os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), demonstrando o alinhamento entre o Executivo e parte significativa do Judiciário.


Por outro lado, cinco ministros da Suprema Corte não compareceram ao jantar: Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux, Nunes Marques e André Mendonça. Destes, os três últimos são considerados parte de uma ala que tem se posicionado de maneira crítica em relação à atuação de Moraes como relator de processos sensíveis.


Antes do jantar, Lula já havia se movimentado politicamente. Na quarta-feira, após o anúncio das sanções americanas, telefonou pessoalmente para Moraes, demonstrando solidariedade. Ainda naquela noite, recebeu no Palácio do Planalto os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso, para discutir os desdobramentos e possíveis reações às sanções internacionais. Na conversa, reforçou que as decisões do Judiciário não serão negociadas com os Estados Unidos.


Na manhã desta quinta-feira (1/8), o presidente também se reuniu com ministros de diferentes pastas — Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Jorge Messias (AGU), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Comunicação) — para tratar de outro tema: o tarifaço.


O STF retoma suas atividades nesta sexta-feira, após o recesso. Espera-se que a sessão de abertura seja marcada por manifestações públicas de apoio a Moraes e de defesa do Supremo, especialmente por parte do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.


Compartilhar a notícia

Veja também
trenzinho
POLíTICA

Câmara analisa PL que proíbe músicas com tema sexual nos Trenzinhos da Alegria em Fabriciano

O projeto visa “proibir quaisquer tipos de músicas sensuais, com conotação pejorativo, com palavras torpes, que induz a sexualidade, estimula orgia, erotismo e uso de drogas nos Trenzinhos da Alegria"

MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL
POLíTICA

Lula celebra a indicação de Flávio Dino ao STF

Presidente Lula expressa satisfação com a nomeação de Dino, descrito como "ministro comunista", para o Supremo Tribunal Federal.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
POLíTICA

Primeira-dama Janja da Silva responde a críticas após vídeo na Índia em meio a tragédia no RS

Janja e Presidente Lula enfrentam reações negativas nas redes sociais devido à recente catástrofe no Rio Grande do Sul

Após decisão de Moraes, Bolsonaro e Valdemar voltam a se encontrar
POLíTICA

Após decisão de Moraes, Bolsonaro e Valdemar voltam a se encontrar

Ministro do STF revoga restrição que impedia contato entre os dois; encontro acontece em Brasília

para você
1252264.jpg
SAúDE

Assembleia Legislativa MG celebra semana de conscientização sobre o autismo

Foto: Reprodução de vídeo
LAZER

Maranhão: Um guia para explorar belezas naturais e aventuras inesquecíveis

Descubra as maravilhas naturais e as atividades de aventura que tornam o Maranhão um destino imperdível para as férias.

volta às aulas
EDUCAçãO

Crianças de 4 e 5 anos voltam a frequentar salas de aula nas escolas municipais de João Pessoa

Esse retorno foi acompanhado de perto pela secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), América Castro, e pela secretária executiva, Luciana Dias

gasolina
GERAL

Caminhoneiros de Minas suspendem greve

A categoria decidiu por fim ao movimento após uma reunião com os secretários de Planejamento, Otto Levy e com o secretário de Estado de Governo, Igor Eto