Céu escurecerá por mais de 6 minutos no eclipse solar mais longo do século em 2027

Fenômeno raro será visível em 12 países da Europa, África e Oriente Médio; próximo evento parecido só acontecerá em 2114

Por Plox

01/08/2025 11h59 - Atualizado há 1 dia

Um espetáculo celeste considerado o mais impressionante do século está previsto para o dia 2 de agosto de 2027, quando a Lua cobrirá completamente o Sol por mais de seis minutos, criando um eclipse solar total que poderá ser visto em 12 países.


Imagem Foto :IA


Segundo o site Space.com, o fenômeno tem sido chamado de 'eclipse do século' pela sua longa duração e pela trajetória da totalidade atravessar áreas densamente povoadas, o que deve aumentar o número de pessoas que poderão acompanhar o evento.


Ao contrário dos rumores que circularam nas redes sociais apontando a ocorrência para 2025, a NASA e outros observatórios internacionais já confirmaram que a data correta é mesmo em 2027. A versão de um eclipse no dia 2 de agosto de 2025, com duração de seis minutos, não passa de desinformação.



O eclipse de 2027 terá duração máxima de 6 minutos e 23 segundos em algumas regiões, e será visível em países da Europa, África e Oriente Médio. Estão entre eles: Espanha, Gibraltar, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Iêmen, Omã e Somália.


Para efeito de comparação, o último eclipse com duração semelhante ocorreu em 1991, com 7 minutos e 2 segundos de escuridão no ponto máximo, visível no México e em partes da América Central e do Sul. Já o próximo eclipse de longa duração está previsto apenas para o ano de 2114, com 6 minutos e 32 segundos.



Com essa oportunidade rara, especialistas e observadores do céu ao redor do mundo devem se preparar para acompanhar o fenômeno, que promete marcar a história da astronomia neste século.


Destaques