Dois homens são presos em MG por violar medida protetiva contra ex-companheiras
Prisões ocorreram durante a Operação Amparo, deflagrada pela Polícia Civil para reforçar combate à violência doméstica
Por Plox
01/08/2025 18h40 - Atualizado há 2 dias
Dois homens de 24 e 34 anos foram presos em Coronel Fabriciano após descumprirem medidas protetivas que os impediam de se aproximarem das ex-companheiras. As prisões aconteceram nesta sexta-feira (1º) como parte da Operação Amparo, realizada pela Polícia Civil em diversas cidades do estado. A iniciativa faz referência ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. De acordo com balanço, foram 47 prisões efetuadas, 88 mandados de busca e apreensão cumpridos e quase 600 visitas tranquilizadoras realizadas.
Segundo a delegada Izabella Menegassi Dutra Santana, responsável pela operação na região, os dois indivíduos tinham ordens judiciais que os proibiam de manter contato com as vítimas. Apesar disso, ambos desobedeceram as determinações legais, chegando inclusive a ameaçá-las.

As prisões preventivas foram autorizadas após a representação da Polícia Civil, com base em inquéritos que já estavam em andamento. A delegada destacou que a atuação da corporação depende da colaboração da comunidade, como vizinhos e parentes, para que as denúncias sejam feitas e as investigações avancem com sucesso.

A operação Amparo foi deflagrada simultaneamente em várias delegacias do estado, com o objetivo de deixar claro que o descumprimento de medidas protetivas e atos de violência contra mulheres não serão tolerados e serão combatidos com rigor pelas autoridades.