Sebrae abre inscrições para programa que impulsiona pequenos negócios da região do Rio Doce e Vale do Aço

Micro e pequenas empresas do Rio Doce e Vale do Aço têm acesso gratuito a consultorias e soluções personalizadas para aumentar a produtividade

Por Plox

01/08/2025 11h31 - Atualizado há 3 dias

Empreendedores que atuam nas regiões do Rio Doce e do Vale do Aço têm até o dia 8 de agosto para se inscrever no programa ALI Produtividade, iniciativa promovida pelo Sebrae Minas com foco em inovação, gestão e aumento da competitividade nos pequenos negócios.


Imagem Foto: Divulgação


O programa, com duração de seis meses, oferece atendimento gratuito a micro e pequenas empresas dos setores do comércio, serviços e indústria, por meio de acompanhamento personalizado com um Agente Local de Inovação (ALI). Esse agente é responsável por realizar um diagnóstico detalhado do negócio, identificar os principais gargalos e apresentar soluções práticas e aplicáveis para melhoria nos processos, produtos e serviços.



Estão abertas 392 vagas para participação no programa, distribuídas entre as cidades de Ipatinga (112), Governador Valadares (84), Aimorés (56), Caratinga (56), João Monlevade (56) e Guanhães (28). Além dessas localidades, empresas situadas num raio de até 100 quilômetros também podem participar. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site sebrae.mg/ali.



Entre os principais benefícios do ALI Produtividade estão a presença contínua dos agentes locais ao longo do processo, encontros individuais e coletivos com foco em inovação, uso de metodologias ágeis na gestão de projetos, aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e acesso a conteúdos específicos que estimulam a transformação digital e a competitividade. Também é feito um trabalho de estruturação dos principais indicadores da empresa, facilitando a análise de desempenho e decisões estratégicas.



$&&$“O programa ALI Produtividade oferece a oportunidade de testar e implementar soluções, com o acompanhamento do Sebrae e com o apoio direto de um agente de mercado. Assim, as micro e pequenas empresas podem encurtar muitos caminhos para se tornarem mais competitivas e produtivas”$, afirmou Mirelly Viana, analista do Sebrae Minas.


Os resultados alcançados em edições anteriores do programa comprovam sua eficácia: empresas participantes registraram aumento médio de 21% na produtividade e 9% no faturamento. Além disso, 80% dos negócios conseguiram adotar novas ferramentas tecnológicas.



O programa ALI Produtividade é uma oportunidade estratégica para quem busca crescimento sustentável e inovação, com o suporte técnico do Sebrae e acesso gratuito a um modelo eficaz de acompanhamento empresarial.


Destaques