BR-381 terá pontos de pedágio próximo ao Vale do Aço; veja onde

Atual malha em estudo abrange 686,10 km de extensão

Por Plox

01/09/2021 14h39 - Atualizado há quase 3 anos

O edital de concessão das BR's 381 e 262, entre Minas Gerais e Espírito Santo, foi publicado nesta quarta-feira (1º), com a previsão de instalação de 11 praças de pedágios. Oito delas estarão em Minas e três no estado vizinho. São elas:

- BR-381/MG: cinco praças de pedágio localizadas em Caeté/MG, João Monlevade/MG, Jaguaraçu/MG, Belo Oriente/MG e Governador Valadares/MG.

- BR-262/MG: três praças de pedágio localizadas em São Domingos do Prata/MG, Matipó/MG e Reduto/MG

- BR-262/ES: três praças de pedágio localizadas em Itatiba/ES, Venda dos Imigrantes/ES e Viana/ES.

De acordo com a Agência Nacional Transportes Terrestres (ANTT), o valor da tarifa de pedágio deverá observar o patamar máximo de R$ 0,12477/km, para trechos homogêneos de pista simples, e de R$ 0,17468/km para trechos homogêneos de pista dupla, na data-base de abril de 2019.

Rodovias receberão melhorias. Foto: divulgação/ Polícia Militar Rodoviária

 

Ainda conforme a ANTT, a atual da malha em estudo abrange 686,10 km de extensão. Entretanto, a partir da execução das obras obrigatórias, que incluem retificação de traçado, o sistema apresentará a extensão total de 670,64 km ao final da concessão.

Conforme o Programa de Exploração da Rodovia (PER), as principais melhorias incluem o contorno de Manhuaçu, com 9,74 km de extensão; 402 km de obras de duplicação; 228 km de faixas adicionais; 131 km de vias marginais; 247 melhorias de acessos; 125 correções de traçado; 115 obras de estabilização de taludes; 40 passarelas; 288 paradas de ônibus; três túneis, entre outros.

Também está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.

"O sistema rodoviário BR-381/262/MG/ES representa importante papel dentro do complexo viário brasileiro, por permitir a interligação entre estados brasileiros e o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, mineração e industriais de município de matrizes econômicas diversificadas. Pelas rodovias integrantes da concessão circulam produtos destinados aos portos do estado do Espírito Santo, além de abastecer com produtos cidades importantes dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul", informou a agência, em nota.

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