Risco de suspensão na emissão de passaportes por falta de verba preocupa todo o Brasil
Polícia Federal alerta que recursos estão no fim e serviço pode parar em todo o país sem novo repasse orçamentário. Governo tenta solução para evitar paralisação.
Um homem de 61 anos caiu em um golpe de empréstimo e levou quase R$ 60 mil de prejuízo em Ipatinga, Minas Gerais. O fato ocorreu na última segunda-feira, porém foi registrado na noite dessa terça (31). A ação ocorreu via ligação telefônica e aplicativo de mensagens.
Segundo o boletim de ocorrência, uma pessoa ligou para a vítima e se apresentou como Natália, representante de um banco, e ofereceu uma renegociação do empréstimo que o homem possui pelo INSS, com o intuito de reduzir as parcelas.
Nesse mesmo dia, foi feito contato via WhatsApp, onde foi solicitado o envio de alguns dados como: foto de identidade, CPF, comprovante de residência e página do extrato do empréstimo ativo no INSS. Ainda segundo as informações, a conta do homem estava bloqueada para novo empréstimo e pelo aplicativo de mensagens lhe pediram para fazer o desbloqueio, o qual foi realizado pela própria vítima no site do órgão público.
A proposta seria a redução da parcela de R$ 27,97 para R$ 23,77, disponibilizando também a devolução de R$ 800 referente aos juros retroativos, o que não ocorreu. Ao verificar sua conta bancária, a vítima visualizou a quantia de R$ 7.727,98, referente a um empréstimo solicitado ao INSS a ser pago em 84 parcelas de R$200, que foi feito sem sua autorização.
Ao verificar o aplicativo do INSS, ainda constava outro empréstimo no valor de R$ 59.868,68 a serem pagos em 84 parcelas de R$1.550, contudo esse valor não foi depositado em sua conta bancária, novamente sem sua autorização.
O homem procurou o INSS relatando que não havia pedido nenhum empréstimo, sendo orientado pela atendente a fazer uma denuncia no site www.consumidor.gov.br ou procurar o Procon ou Defensoria Pública. Segundo a PM, além de fazer o registro da ocorrência, a vítima foi orientada a procurar a Delegacia de Polícia Civil para dar prosseguimento, uma vez que possui em seu aparelho celular toda a transação realizada.
Polícia Federal alerta que recursos estão no fim e serviço pode parar em todo o país sem novo repasse orçamentário. Governo tenta solução para evitar paralisação.
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