Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Setembro Verde: SES-AM incentiva doação de órgãos e tecidos

    A campanha Setembro Verde incentiva a doação de órgãos e tecidos e sensibiliza sobre a importância do ato

    Por Plox

    01/09/2021 11h20 - Atualizado há cerca de 2 meses

    Em 2020, o Amazonas alcançou o primeiro lugar na região Norte na captação de órgãos ofertados à Central Nacional de Transplante (CNT). Mesmo com a pandemia de Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 19 cirurgias de retirada de órgãos, fígado e rins doados, para transplante, um aumento de 58% em relação ao ano anterior. A campanha Setembro Verde incentiva a doação de órgãos e tecidos e sensibiliza sobre a importância do ato.

     

    Com o tema ‘Seja doador: Comunique quem você ama’, o Setembro Verde tem o objetivo de estimular e conscientizar sobre a importância da doação para aumentar a captação e o número de órgãos e tecidos disponibilizados à CNT e, assim, proporcionar esperança de vida ou de recomeço para pessoas que precisam desse ato de solidariedade.

    Foto: Rodrigo Santos/SES-AM
     

    O coordenador da Central de Transplantes do Amazonas, médico-cirurgião de transplante de fígado, Marcos Lins, ressaltou que o Setembro Verde é uma iniciativa voltada à sensibilização e de incentivo para que as pessoas conversem com seus familiares sobre o desejo de doar os órgãos.

     

    “A importância das ações é para aumentar o número de doações e diminuir a quantidade de recusa familiar que é alta no estado. Um dos motivos para a negação da família em realizar a doação é o desconhecimento ou a falta de confirmação, em vida, do possível doador. Não tem transplante sem doação. São os dois braços. Se o amazonense está sendo transplantado em outros estados temos que contribuir com doação de órgãos também do Amazonas” afirmou o coordenador.

     

    Captação - O Amazonas realiza a captação de órgãos, além de córneas (tecido). Apenas o transplante de córnea é feito no estado, em duas clínicas conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os rins e fígados captados são ofertados à CNT, responsável por localizar o receptor compatível com o órgão que estiver no topo da fila para transplantes em outros estados.

     

    Segundo o coordenador da Central de Transplantes do Amazonas, o transplante renal está em fase de credenciamento para realização em hospital da capital. Enquanto o transplante não é retomado no Amazonas, os pacientes são encaminhados para outros estados por meio do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

     

    Balanço – Apesar da pandemia ter ocasionado meses de baixa na captação de órgãos em 2020, o resultado total no ano foi positivo com o aumento nas coletas de fígado e rins, conforme o coordenador. Em 2019, foram captados um fígado e 24 rins, sendo que em 2020 o número saltou para 12 fígados e 34 rins captados. 

     

    Em relação à captação de córneas, o total de 2020 foi de 55, enquanto no ano anterior foram 176. Neste ano, até 31 de julho, já ocorreram captações de 62 córneas, sete fígados e 20 rins e 60 transplantes de córnea, segundo dados da Central de Transplantes do Amazonas.

     

    O estado já realizou 2.070 captações de córneas, entre 2004 e 31 de julho de 2021. O trabalho de captação de fígado e rins iniciou em 2011, totalizando 51 fígados e 340 rins captados para transplante.

     

    Foto: Rodrigo Santos/SES-AM
     

     

    Ações - Durante todo o mês de setembro, a Central de Transplantes do Amazonas irá promover atividades de sensibilização com simpósio online, palestras, live, exposição, capacitação, entrega de cartas de agradecimento às famílias dos doadores de órgãos e tecidos e a iluminação de prédios na cor verde em alusão a doação de órgãos.

     

    A Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos será realizada entre os dias 27 e 30 com programação alusiva ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, comemorado no dia 27 de setembro.

     

    Programação

     

    Dia 1/09 - Parada de sensibilização para doação no semáforo da avenida codajás e carvalho leal, no bairro cachoeirinha, e no ambulatório de transplantes de rins e fígado da Fundação Hospital Adriano Jorge, às 9h;

     

    Dia 2/09 - Abertura do Setembro Verde com iluminação do Teatro Amazonas, às 18h30. Iluminação verde das fachadas das instituições públicas e privadas, às 18h;

     

    Dia 4/09 - Simpósio sobre doação de órgãos online, de 8h às 12h, no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio;

     

    Dia 17/09 - Live sobre o Setembro Verde;

     

    Dia 23/09 - Webpalestra no Núcleo Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA);

     

    Dia 27/09 - Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos - palestra sobre doação de órgãos no HPS 28 de Agosto, 14h às 16h;

     

    Dia 28/09 - Stand com informativos sobre doação de órgãos no HPS Platão Araújo e João Lúcio;

     

    Dia 29 e 30/09 - Atividade de sensibilização no ambulatório de transplantes na Fundação Hospital Adriano Jorge; Capacitação interna com os colaboradores sobre doação de órgãos e tecidos no Hospital Delphina Aziz; e entrega de cartas de agradecimento às famílias dos doadores de órgãos e tecidos pela Central Estadual de Transplantes.

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]