Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Câmara de Ipatinga está escorada e com risco de desabamento, afirma presidente

    Pilares de aço sofreram oxidação com o tempo e estrutura do prédio está encorada com vigas cedidas pela Usiminas

    Por Marcelo Augusto

    01/09/2023 13h18 - Atualizado há 6 meses

    Durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (1), o presidente da Câmara de Ipatinga, o vereador Ley do Trânsito, revelou que a estrutura do prédio do Legislativo está com diversos danos estruturais e corre risco de desabar.

    Com mais de 19 anos, a Câmara Municipal de Ipatinga está sustentada com a ajuda de escoras de aço desde o ano de 2019. A estrutura original foi sendo danificada com o passar dos anos devido à infiltração e abandono do subsolo, que atualmente é usado para estacionamento.

    Foto: Marcelo Augusto / Plox

     

    Foto: Marcelo Augusto / Plox

     

    Como forma de tentar solucionar o problema que se estende há anos, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 191/2023, que visa “autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar com a Caixa Econômica Federal - CEF, operação de crédito com outorga de garantia, no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento - FINISA, até o montante de R$ 80 milhões”. Desse valor, cerca de R$ 30 milhões serão repassados à Câmara para obras de reforma e infraestrutura.

    “A Câmara hoje ela está escorada. Quem vê esse prédio não sabe o que tem por baixo dela. São quase três andares [subterrâneos] que está com escora cedida pela Usiminas, se não o prédio ia desabar”, afirmou o presidente do Legislativo, Ley do Trânsito.

    Foto: Marcelo Augusto / Plox

     

    O parlamentar alertou para o risco que os servidores e a população está correndo ao acessar o prédio nessas condições. Segundo ele, a Câmara notificou a Prefeitura sobre a urgência dos reparos através de reclamações dos próprios servidores, que estão se sentindo inseguros de trabalhar.

    Foto: Marcelo Augusto / Plox

     

    A engenheira Shirley Mello, servidora da Câmara, esclareceu que o projeto ainda está em fase de formulação, mas que a execução das obras terá início imediatamente após sua conclusão. “O projeto prevê a recuperação das estruturas danificadas e a finalização da obra inacabada, desde a construção da edificação, há mais de 20 anos”, destacou.

    A reportagem do Plox, verificou junto ao Corpo de Bombeiros, que a Câmara Municipal está com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido desde o ano de 2012, o que já imputou em advertências sofridas. É importante ressaltar que, os bombeiros militares realizam vistorias relativas a segurança contra incêndios e situações de pânico.

    Contudo, de acordo com documentos anexados no projeto de lei aprovado neste ano, laudos técnicos de engenharia já apontavam, em 2009, a danificação grave que estava acontecendo as vigas de aço no subsolo do prédio público. Segundo laudo mais recente produzido por técnicos da Usiminas Mecânica, de 2019, a oxidação dos pilares de aço evoluíram acentuadamente desde a última inspeção. Em algumas das vigas, a corrosão é tão avançada que buracos são se abriram na alma da estrutura de aço.

    Foto: Marcelo Augusto / Plox

     

    Trecho retirado do relatório. (Foto: reprodução)

     

    A reportagem do Plox entrou em contato com a Prefeitura de Ipatinga que informou que "a Lei nº 4653 já foi sancionada, no dia 25 de julho. O pedido já está na Caixa Econômica para estudo e aprovação, do montante de 80 milhões (operação de crédito com outorga de garantia, no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA), 30 milhões serão destinados à Câmara de Ipatinga. Depois de aprovado pela Caixa Econômica Federal será realizado o trâmite de contratação da empresa para execução dos serviços".

    Teatro Municipal

    A reforma do prédio da Câmara Municipal não se limitará apenas à renovação da sua estrutura interna. O projeto de revitalização prevê a construção de um teatro municipal, com 400 lugares, prometendo transformar o local em um centro cultural para a cidade. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]