Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Crescimento em casos de Covid pode ser "ponta do iceberg", alertam especialistas

    Novas variantes e diminuição nos testes tornam cenário ainda mais incerto, segundo médicos e epidemiologistas

    Por Plox

    01/09/2023 17h03 - Atualizado há 6 meses

    Apesar da presença de duas novas variantes da Covid-19, Eris e Pirola, e do aumento no número de casos da doença, especialistas alertam que a situação atual pode ser ainda mais preocupante do que os dados revelam. “A onda de infecções vivida agora pode ser maior do que imaginamos”, informou Janet Hamilton, diretora executiva do Conselho de Epidemiologistas Estaduais e Territoriais dos EUA, em entrevista à CNN Internacional.

    A preocupação no Brasil e nos EUA

    O Brasil também registrou aumento nos testes positivos, conforme estudos da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e do Instituto Todos pela Saúde (ITpS). Eles mostraram que o número de casos positivos de Covid-19 dobrou nas últimas semanas de agosto em relação ao registrado anteriormente. "Devemos estar atentos aos números, já que o crescimento revela uma grande ameaça", reitera Hamilton.

    Nos Estados Unidos, a situação é similar. Segundo epidemiologistas, o número crescente de testes positivos pode ser apenas "a ponta do iceberg", devido à queda no número de pessoas se submetendo a testes.

    Vacinação e novas medidas de prevenção

    Apesar das altas taxas de vacinação em vários países, pessoas imunizadas ainda podem contrair o vírus. A vacina não impede a infecção, mas reduz a severidade dos sintomas e o risco de morte. Devido ao aumento de casos, mais especialistas estão recomendando a utilização de máscaras faciais, especialmente em ambientes de alto risco, como hospitais.

    “Quando todos os dados apontam na mesma direção, talvez seja o momento de ficar ainda mais preocupado”, alerta Janet Hamilton. Neste contexto, o foco também tem se voltado para atualizações das vacinas para combater especificamente as novas variantes do vírus, previstas para serem lançadas ainda neste mês na Europa.

    Conclusão: A importância do cuidado continuado

    O alerta dos especialistas é claro: a pandemia de Covid-19 está longe de terminar, e novas variantes, juntamente com a redução no número de testes, podem estar obscurecendo a verdadeira extensão do problema. Continuar seguindo as medidas de prevenção e estar atento aos sintomas continua sendo crucial para controlar a propagação do vírus.

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]