Milhões são afetados por apagão que deixa São Paulo e Guarulhos sem energia por horas
Causas da falha elétrica ainda são investigadas, enquanto fornecimento foi gradualmente restabelecido.
Por Plox
01/09/2024 15h08 - Atualizado há 4 meses
Um apagão elétrico ocorrido no último sábado (31/8) deixou mais de 2 milhões de pessoas sem energia em São Paulo e Guarulhos. A falha no sistema de transmissão começou às 17h31, interrompendo o fornecimento de energia em 20 bairros da capital paulista e seis de Guarulhos, segundo maior município do estado. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ainda investiga as causas do incidente, que teve origem em uma subestação da Eletrobras em Guarulhos.
Restabelecimento gradual da energia
A recomposição da energia começou às 17h33 e foi concluída por fases, de acordo com o ONS. Às 19h37, a carga foi totalmente restabelecida em Guarulhos, com a conclusão do processo de normalização na capital paulista ocorrendo às 19h58. O ONS destacou que assim que o problema foi identificado, uma ação conjunta foi iniciada para restabelecer o serviço o mais rápido possível.
A Enel, responsável pela distribuição de energia em São Paulo, confirmou a normalização do serviço para todos os clientes afetados na capital. Em Guarulhos, a EDP, distribuidora de energia na cidade, informou que realizou manobras em seu sistema para minimizar os impactos e garantiu o restabelecimento total do serviço às 19h37, após a normalização do suprimento externo.
Bairros afetados e impacto nas redes sociais
Diversos bairros de São Paulo foram afetados pela interrupção de energia. Na região central, ficaram sem luz os bairros de Bela Vista, Jardins e Paraíso. Na zona norte, a falta de energia atingiu Jardim Brasil, Tucuruvi, Pari, Vila Maria e Vila Guilherme. Na zona leste, os bairros de Mooca, Tatuapé, São Mateus, Penha, Aricanduva e Belenzinho também sofreram com o apagão. Em Guarulhos, moradores do centro da cidade relataram a falta de luz.
Nas redes sociais, usuários compartilharam relatos e vídeos sobre a escuridão nos bairros afetados, aumentando a visibilidade do problema.
Serviços essenciais continuam operando
Apesar do apagão, a circulação de trens e metrôs, assim como as operações no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, não foram impactadas. Tanto o metrô quanto a CPTM informaram que seus serviços funcionaram normalmente durante o período da interrupção.
Investigação em andamento
A Eletrobras informou que a subestação de Guarulhos foi completamente religada e opera normalmente, mas que ainda investiga as causas do desligamento. "Os times técnicos estão no local e as causas do desligamento estão sendo investigadas e serão informadas posteriormente em novo comunicado", disse a empresa em nota.
A Enel afirmou que a falha no sistema de transmissão, que não pertence à empresa, foi a responsável pela interrupção no fornecimento de energia. "A Enel Distribuição São Paulo informa que uma ocorrência envolvendo o sistema de transmissão, que não pertence à Enel, afetou o fornecimento de energia para clientes da distribuidora no fim da tarde de hoje", declarou a empresa.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também se pronunciou, afirmando que o evento será alvo de fiscalização para identificar as causas e apurar as responsabilidades. A agência acompanha o processo de recomposição das cargas e está em contato permanente com as equipes envolvidas.
Conclusão
O apagão em São Paulo e Guarulhos gerou transtornos para milhões de pessoas, que ficaram sem energia por horas. As autoridades e empresas envolvidas trabalham na investigação das causas e prometem esclarecimentos em breve.