Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Starlink desafia ordem do STF e mantém rede social X ativa no Brasil

Presidente da agência disse ter comunicado Moraes para que ele tome medidas que julgar cabíveis

02/09/2024 às 01:21 por Redação Plox

A empresa de internet via satélite Starlink, pertencente a Elon Musk, notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que não cumprirá a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender o funcionamento da rede social X no Brasil. A decisão da Starlink mantém a rede social ativa para mais de 200 mil usuários brasileiros, apesar da determinação judicial.

Reprodução

Descumprimento e ações da Anatel

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, informou que recebeu a comunicação de que a Starlink não está bloqueando o acesso ao X. Em contato com os advogados da empresa, Baigorri foi informado que a Starlink se recusa a suspender a rede social enquanto os recursos financeiros da empresa continuarem bloqueados pela Justiça. Baigorri ressaltou que, até o momento, essa comunicação foi feita de maneira informal, e que ele já notificou o ministro Moraes sobre o descumprimento para que “tome as medidas que entender cabíveis”.

Sanções possíveis contra a Starlink

Baigorri alertou que, caso o descumprimento seja formalizado nos autos do processo, a sanção máxima prevista para uma empresa de telecomunicações seria a cassação da outorga. “Uma vez que tenha a cassação da outorga, por exemplo, no caso da Starlink, hipoteticamente, ela não poderá mais prestar o serviço de telecomunicações no Brasil”, explicou o presidente da Anatel.

Conflito com a Justiça brasileira

O impasse entre Musk e o STF se intensificou após o bilionário se recusar a cumprir ordens judiciais para bloquear perfis de investigados na rede social X. Musk considera essas ordens como censura e perseguição política. Em resposta à resistência do empresário, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão da plataforma X em território nacional até que as ordens sejam cumpridas e as multas, que somam R$ 18,3 milhões, sejam pagas.

Próximos passos no STF

A decisão de Moraes será analisada pela Primeira Turma do STF na próxima segunda-feira (2), quando será decidido se a suspensão da plataforma X será mantida ou não. A continuidade da rede social no Brasil dependerá dos desdobramentos dessa sessão.

Compartilhar a notícia

Para você
Anvisa busca fornecedores internacionais de antídoto contra intoxicação por metanol
SAúDE

Anvisa busca fornecedores internacionais de antídoto contra intoxicação por metanol

Sem registro no país, medicamento Fomepizol é considerado urgente para emergências no SUS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília

Ministro do STF foi ovacionado pela plateia após ser citado pela cantora, que dedicou o espetáculo a ele e reforçou críticas à anistia

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP
EDUCAçãO

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP

Criança de 9 anos precisou ser levada ao hospital após ser agredida dentro da sala de aula; caso aconteceu na escola municipal Mahatma Gandhi, no Jardim Melvi

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos
EMPREGO

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos

Registros foram excluídos do sistema oficial de pesca para evitar fraudes e manter base de dados atualizada