Ipatinga participa do ENAPI e reforça políticas públicas para a primeira infância
Evento em Belo Horizonte reuniu 2 mil participantes de 26 estados para debater direitos de crianças de 0 a 6 anos
Por Plox
01/09/2025 18h18 - Atualizado há 1 dia
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, marcou presença no II Encontro Nacional da Primeira Infância (ENAPI), realizado de 27 a 29 de agosto no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), em parceria com a Atricon e o Instituto Rui Barbosa (IRB).

Com o tema “Prioridade Absoluta: Promover Direitos AGORA e Superar Desigualdades”, o encontro reuniu cerca de 2 mil participantes, entre representantes dos 33 Tribunais de Contas, gestores de 26 estados e representantes de mais de 300 municípios brasileiros.
Durante os três dias de evento, especialistas de diversas áreas debateram estratégias para fortalecer políticas públicas destinadas a crianças de 0 a 6 anos. Foram apresentados resultados de auditorias coordenadas em todo o país, avaliando o cumprimento dos direitos da Primeira Infância.

No segundo dia, o governo federal apresentou as diretrizes da recém-instituída Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI), destacando que investir nesta fase da vida é essencial para romper ciclos de pobreza e requer integração entre áreas como Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

A secretária adjunta de Educação de Ipatinga, Fernanda Reis, avaliou positivamente a participação no evento. “Como gestora, participar do ENAPI foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. Isso reforça a importância de priorizar políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos como chave para promover o desenvolvimento integral. As discussões trouxeram perspectivas práticas que pretendemos incorporar em nossas ações na educação infantil em Ipatinga”, afirmou.

A presença da equipe ipatinguense no evento reforça o compromisso do município em fortalecer iniciativas voltadas ao bem-estar e ao desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida.