Moraes libera visita de Damares a Bolsonaro em prisão domiciliar
Senadora do DF poderá visitar ex-presidente no dia anterior ao julgamento por tentativa de golpe; saída de veículos será monitorada
Por Plox
01/09/2025 10h43 - Atualizado há 14 dias
Na véspera do julgamento que pode definir os rumos do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes autorizou uma visita da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) ao político, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.

A autorização foi concedida neste domingo, 31 de agosto, permitindo que Damares visite Bolsonaro nesta segunda-feira (1º), entre as 10h e 18h. No despacho, Moraes reforçou que todos os veículos que deixarem a residência do ex-presidente deverão passar por revistas rigorosas. A medida foi determinada inicialmente no sábado (30).
“Ressalto que, nos termos da decisão de 30/8/2025 acima referida, serão realizadas vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do réu”, destacou Moraes em sua decisão.
A permissão para a visita ocorre em um momento de alta tensão, a menos de 24 horas do início do julgamento de Bolsonaro e outros sete acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A denúncia aponta os oito como integrantes do núcleo central de uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Desde que foi decretada a prisão domiciliar, as visitas a Bolsonaro estão restritas. De acordo com a decisão inicial do ministro Moraes, apenas advogados e pessoas previamente autorizadas pelo STF podem ter acesso ao ex-presidente.
A sessão do STF que julgará a suposta trama golpista está marcada para começar na terça-feira, dia 2 de setembro. Além de Bolsonaro, outros sete réus — entre civis e militares — também serão julgados.
A autorização para a visita de Damares ocorre paralelamente a um cenário de segurança intensificada em Brasília, com policiamento reforçado nos arredores da Praça dos Três Poderes e protocolos rígidos de acesso e monitoramento durante os dias do julgamento.