Pedagogia e Direito serão os primeiros cursos ofertados pela UFOP em Ipatinga

Prefeito Gustavo Nunes e reitor Luciano Campos confirmam início das aulas e destacam impacto histórico da implantação do campus

Por Plox

01/09/2025 17h59 - Atualizado há 1 dia

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) confirmou o início das atividades acadêmicas em Ipatinga para abril de 2026, com a oferta inicial dos cursos de Direito e Pedagogia. A decisão foi anunciada durante visita do reitor Luciano Campos e equipe técnica ao espaço da Suplan, cedido pela Prefeitura para abrigar o campus provisório.


O encontro contou com a presença do prefeito Gustavo Nunes, além de representantes da UFOP, como o prefeito universitário Cláudio Eduardo Lana, o vice-prefeito universitário Edmundo Dantas Gonçalves, o chefe de gabinete Rondon Marques Rosa e o presidente da Comissão de Implantação do campus Ipatinga, Paganini Barcellos.


Imagem Foto: Divulgação/PMI


Segundo o reitor, cerca de 80% do processo interno já foi concluído. “Em abril, muito provavelmente, estaremos recebendo os primeiros estudantes aqui em Ipatinga nos cursos de Direito e Pedagogia”, afirmou Luciano Campos. O prefeito Gustavo Nunes destacou o impacto da chegada da universidade: “A UFOP já não é mais um sonho, é realidade. O campus vai abrir oportunidades de formação e fortalecer a educação e a pesquisa na nossa região.”


Imagem Foto: Divulgação/PMI


A Prefeitura trabalha na desmobilização da Suplan, de forma a atender às demandas da universidade até o início das aulas, enquanto a construção do campus definitivo deve começar no próximo ano. Até seis cursos deverão ser oferecidos futuramente, incluindo Medicina, Psicologia, Enfermagem e Fonoaudiologia, todos com vagas disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).


Imagem Foto: Divulgação/PMI


Paralelamente, a UFOP articula um projeto de mestrado interinstitucional (Minter) em parceria com a Escola do Judiciário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que poderá ter Ipatinga como polo de oferta.


Imagem Foto: Divulgação/PMI


Luciano Campos também ressaltou a ligação histórica da universidade com a cidade. “Quando foi construída a Usiminas, os engenheiros responsáveis vieram da nossa Escola de Minas. Portanto, esta implantação é, de certa forma, um retorno da UFOP a Ipatinga.”


A chegada da universidade é considerada um marco para a cidade e para o Vale do Aço, consolidando a região como polo de educação e pesquisa em Minas Gerais.


Destaques