Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Saques do FGTS causam reflexo discreto no comércio do Vale do Aço

    Lojistas analisam como positiva a medida do Governo Federal, embora expectativa de consumo nas ruas fosse maior

    Por Plox

    01/10/2019 18h05 - Atualizado há cerca de 2 anos

    Os saques de até R$ 500 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que começaram a ser liberados pela Caixa Econômica Federal em 13 de setembro, refletiram discretamente no comércio do Vale do Aço. Para alguns empresários da região, o aumento nas vendas foi tímido, pois as pessoas têm priorizado o pagamento de dívidas e não estão tão empolgadas para ir às ruas e gastar com produtos e serviços. 

    “De qualquer forma – ainda que o valor liberado pelo Governo Federal tenha ficado aquém do que esperávamos –, o dinheiro a mais que circula na economia já tem trazido impactos positivos em nossas lojas, embora a expectativa de consumo fosse maior”, analisa José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço. 

    DivulgaçãoComércio-de-Ipatinga

    O dirigente sindical lembra que a expectativa, em todo o Brasil, é que sejam liberados R$ 5 bilhões para cerca de 12 milhões de pessoas. Quem tem direito ao saque e possui conta poupança individual na Caixa, já teve (ou ainda terá) o dinheiro depositado automaticamente. Para os que têm conta corrente ou conjunta, a liberação ocorre apenas àqueles que fizeram a autorização de depósito automático até o dia 25 de agosto. 

    Já aquelas pessoas que têm conta corrente ou conjunta na Caixa e não autorizaram o depósito automático, caso queiram fazer o saque, deverão seguir o calendário de quem não tem conta no banco. 

    Agenda
    Para quem faz aniversário em janeiro, fevereiro, março e abril, o crédito em conta começou a partir de 13 de setembro. Já para quem nasceu em maio, junho, julho e agosto, a liberação dos valores iniciou no último dia 27. Aniversariantes em setembro, outubro, novembro e dezembro, terão disponibilizado os valores a partir do próximo dia 27.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]