Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Artista contratado para mostrar o que deve ser feito com o salário foge com o dinheiro

    O artista entregou ao museu duas telas brancas com o seguinte título: "Pegue o Dinheiro e Fuja”. E ele fugiu mesmo.

    Por Plox

    01/10/2021 15h06 - Atualizado há 23 dias

    O Museu de Arte Moderna Kunsten, em Aalborg, na Dinamarca, contratou o  artista Jens Haaning para produzir uma obra de arte. Mas, ao receber a encomenda, essa era muito “moderna“ do que eles imaginavam.

    O artista Jens Haaning deveria abordar os trabalhadores da Áustria e Dinamarca e os salários que eles recebem. Para executar a obra, o museu repassou a ele cerca de meio milhão de reais em notas para construir um quadro. A surpresa é que, meses mais tarde, o artista entregou ao museu duas telas brancas. Segundo ele, elas representam o que deve ser feito com o dinheiro. Inclusive o autor da obra deu a ela o seguinte título: "Pegue o Dinheiro e Fuja”. E ele fugiu mesmo.

     

    Foto: divulgação 
     MUSEU DE ARTE MODERNA KUNSTEN

     

    O diretor do Museu Lasse Andersson, a princípio, estava achando a situação engraçada e, inclusive, decidiu expor a “obra de arte” tal como ele recebeu do artista. Ou seja, um quadro vazio sem o dinheiro. Então, como previsto, a peça de arte foi colocada na exposição Work It Out, que tem por objetivo mostrar uma coletânea abordando o moderno mundo dos trabalhadores. A exposição foi inaugurada no Museu, no último dia 24 de setembro. O diretor chegou a admitir que deu uma grande gargalhada quando se deparou com a obra. Mas o senso de humor de Anderson parece ter limites. Ele disse que o artista deve devolver o dinheiro logo que a exposição terminar, pois as cédulas deveriam ser usadas para compor a obra de arte. Então, até o dia 16 de janeiro, quando a exposição acabar, o artista deverá devolver o dinheiro.


     

    Mas o artista que fez a obra já deu declarações que não pretende devolver o dinheiro e o ato dele de pegar o dinheiro é a obra de arte em si e que assim deve ser assimilada pelo Museu. O artista inclusive alegou que normalmente é muito mal remunerado pelos trabalhos que faz e que assim seria uma espécie de oportunidade para fazer justiça. Desde os anos 90, ele tem feito obras com objetivo de criticar a sociedade ocidental. Temas que abordam as dificuldades dos imigrantes, trabalhadores e outros temas correlatos são suas abordagens preferidas. Ele continua insistindo que não vai devolver o dinheiro e deseja que outros artistas sigam o exemplo dele, ou seja, pegar o dinheiro e fugir.


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]