Horário de verão está descartado no Brasil, informa ministro

A possibilidade do horário de verão voltou a ser cogitada durante o mês de setembro, quando várias entidades começaram a pedir o retorno.

Por Plox

01/10/2021 11h14 - Atualizado há mais de 2 anos

Está descartado o retorno do horário de verão no Brasil. Este é o cerne das declarações do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nesta quinta-feira (28). A fala do ministro ocorreu durante a inauguração da usina elétrica GNA I, em São João da Barra-RJ, no Porto do Açu. 
A possibilidade do horário de verão voltou a ser cogitada durante o mês de setembro, quando várias entidades começaram a pedir o retorno.

Segundo as declarações de Bento Albuquerque, o Governo Federal espera que a energia elétrica gerada pela usina térmica do Porto do Açu irá garantir o suprimento ao país. O investimento na construção da estrutura no Norte fluminense foi na casa de 1 bilhão de dólares. A unidade vai usar o gás natural para produzir energia elétrica. A  termelétrica é a segunda maior do Brasil e pode atender 6 milhões de domicílios. A GNA I começou a operar em 16 de setembro último. Existe ainda a previsão de mais investimentos, da ordem de 5 bilhões de reais, que, segundo o Governo Federal, irão gerar cerca de 5500 empregos diretos na fase máxima da construção. Ainda segundo declarações do governo, a mão-de-obra local terá prioridade para a contratação. 

 

Durante a cerimônia ,também foi anunciada a construção de uma nova termelétrica, também no complexo do Açu.  A GNA 2, segundo o projeto, será maior do que a GNA 1, e deve fornecer energia elétrica para aproximadamente 14 milhões de domicílios. A unidade deve ser concluída em meados de 2024


 

Destaques