Casal acusado de falsificar nacionalidade facilita entrada ilegal de mais de 100 pessoas nos eua
Suspeitos alteravam nacionalidades para ucraniana visando obter asilo nos Estados Unidos
Por Plox
01/10/2024 08h34 - Atualizado há 2 meses
A Polícia Federal (PF) realizou nesta terça-feira (1º de outubro) uma operação em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, com o objetivo de investigar um casal suspeito de promover a entrada ilegal de cerca de 120 pessoas nos Estados Unidos. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em duas residências ligadas aos investigados.
De acordo com a PF, o casal organizava viagens irregulares para famílias brasileiras aos EUA por meio do México, utilizando documentos mexicanos falsificados. Além disso, alteravam a nacionalidade dos brasileiros para ucraniana, justificando a necessidade de asilo com base no conflito na Ucrânia, facilitando assim a obtenção de autorização para o pedido de asilo humanitário junto às autoridades mexicanas e norte-americanas.
As ações da PF nesta terça-feira incluíram o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Governador Valadares. As diligências ocorreram em dois endereços: um em Governador Valadares e outro em Vila Velha, em um condomínio de frente para o mar no bairro Praia da Costa.
Além disso, a Justiça decretou a indisponibilidade de bens e impôs restrições de transferência sobre um veículo de luxo pertencente ao casal.
Os investigados podem responder por crimes de promoção de emigração ilegal, envio irregular de crianças e adolescentes para o exterior, e falsidade ideológica. A soma das penas máximas para esses crimes pode chegar a 16 anos de reclusão.