Minas recebe mais de 10 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular de prefeitos e vereadores
Queixas são feitas pelo aplicativo Pardal; fixação irregular de cartazes é a principal infração
Por Plox
01/10/2024 08h48 - Atualizado há 3 meses
Minas Gerais está em segundo lugar no ranking de denúncias sobre propaganda eleitoral irregular de candidatos a prefeito e vereador. Segundo informações da Justiça Eleitoral, foram registrados 10.128 casos no estado. O estado de São Paulo lidera com 13.094 queixas, seguido pelo Rio Grande do Sul (6.842) e Paraná (5.427). No total, o país acumula 68 mil denúncias.
As queixas de condutas ilegais das campanhas foram realizadas por meio do aplicativo Pardal. A principal infração denunciada é a fixação irregular de cartazes e faixas, com 11,8 mil casos. Em seguida, aparece o uso de bens públicos para promoção de candidatos (10,9 mil) e propaganda irregular na internet (8,4 mil).
Durante as eleições municipais de 2020, a Justiça Eleitoral recebeu 105 mil denúncias ao longo dos dois turnos.
Como denunciar
O eleitor pode utilizar o aplicativo Pardal para denunciar irregularidades na propaganda eleitoral. O app, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, está disponível gratuitamente para download em lojas virtuais de aplicativos Apple e Android.
O primeiro turno das eleições ocorrerá em 6 de outubro. De acordo com as regras eleitorais, cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter um segundo turno caso nenhum candidato à prefeitura alcance maioria dos votos (metade mais um) na primeira votação. Essa segunda rodada está prevista para o dia 27 de outubro. Vale lembrar que a disputa para cargos de vereadores não tem segundo turno.