Confins recebe voo com brasileiros deportados dos EUA nesta quarta
Aeronave deve pousar às 19h30 com repatriados, que terão atendimento médico, psicológico e apoio social garantido por programa federal
Por Plox
01/10/2025 07h21 - Atualizado há 3 dias
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, será novamente ponto de chegada de brasileiros deportados dos Estados Unidos nesta quarta-feira (1º). O pouso da aeronave está previsto para às 19h30, em uma operação articulada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em conjunto com outras instituições federais.

Para receber os repatriados, o Governo Federal montou uma estrutura especial que oferecerá atendimento imediato. Os passageiros terão acesso a cuidados médicos, acompanhamento psicológico, alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial e transporte até suas cidades de origem.
A iniciativa faz parte do programa “Aqui é Brasil”, que busca assegurar um acolhimento digno e humanizado a brasileiros em situação de repatriação ou deportação. O projeto é conduzido pelo MDHC em parceria com os ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e do Desenvolvimento e Assistência Social, além de contar com o apoio da Polícia Federal, Defensoria Pública da União, Agência Nacional de Transportes Terrestres, governos estaduais e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
De acordo com o MDHC, o programa não se restringe apenas ao suporte emergencial oferecido no momento da chegada. Ele também prevê acompanhamento contínuo, garantindo a proteção dos direitos humanos e da dignidade dos brasileiros envolvidos nesses processos.
“Com essa estratégia interministerial, o governo reforça o compromisso de dar uma resposta rápida e coordenada diante de situações de deportação ou repatriação forçada, garantindo suporte integral no processo de retorno ao país”
, destacou o Ministério em nota.