Edilene Lopes é finalista no Prêmio +Admirados Jornalistas Negros 2025
Em 2016, foi eleita a melhor repórter de rádio do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa
Por Plox
01/10/2025 21h42 - Atualizado há 1 dia
A jornalista Edilene Lopes está entre os finalistas do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025, iniciativa que valoriza profissionais e veículos engajados em pautas de relevância social. O anúncio foi feito na terça-feira (16), pelo portal Jornalistas&Cia, em parceria com os sites Neo Mondo, Papo Reto e a Rede JP – Jornalistas Pretos.

Nesta terceira edição, seguem na disputa 142 jornalistas e 16 veículos de comunicação de várias regiões do país. O prêmio também destaca 14 profissionais que se sobressaíram em coberturas relacionadas à justiça racial.
Palavra da finalista
Ao falar sobre a indicação, Edilene destacou o impacto do reconhecimento.
“É um reconhecimento importante que dá fôlego e reforça que sempre compensa fazer jornalismo com justiça e ética. Tenho muito respeito a todas as minhas fontes, de todos os espectros ideológicos e opiniões, e meu esforço é pra oferecer ao público o trabalho da melhor qualidade possível. Se como consumidora e cidadã, eu gosto de produtos e serviços de ponta, como jornalista, repórter e analista eu busco oferecer o melhor, que é o que nosso público merece”, afirmou.
Quem é Edilene Lopes
Na Rádio Itatiaia desde 2006, Edilene já atuou como apresentadora e acumula em seu currículo grandes coberturas nacionais e internacionais. Ao longo da carreira, realizou entrevistas exclusivas com diversas autoridades, incluindo presidentes da República.
Em 2016, foi eleita a melhor repórter de rádio do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa, consolidando-se como uma das vozes mais reconhecidas do jornalismo radiofônico.
Premiação
O segundo turno da votação para o TOP 50 Jornalistas +Admirados do Brasil está aberto até 30 de setembro. A cerimônia de premiação ocorrerá em 10 de novembro, na Câmara dos Vereadores de São Paulo, quando também serão anunciados os vencedores de homenagens especiais, como o Troféu Luiz Gama (Decano do Ano), o Troféu Tim Lopes (Revelação do Ano) e o Troféu Cláudia Maria (Personalidade do Ano).