Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Ex-assessor de Moraes é detido na Itália após ação da polícia local

Eduardo Tagliaferro foi levado pelas autoridades italianas sob alegação de questão migratória, sem apresentação de mandado

01/10/2025 às 15:30 por Redação Plox

Eduardo Tagliaferro, perito e ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi detido nesta quarta-feira (1º) na Itália, em circunstâncias que ainda geram dúvidas e indignação por parte de sua defesa.


Imagem Foto: YouTube Deputado Zucco

A informação foi divulgada pelo advogado Fabio Pagnozzi, que relatou o episódio após receber uma ligação do próprio Tagliaferro. Segundo ele, agentes policiais entraram na residência do perito e o conduziram sem apresentar qualquer mandado judicial e sem fornecer informações claras sobre o destino da condução.


Pagnozzi afirmou que os policiais alegaram estarem cumprindo uma suposta “notificação de residência”, termo que, segundo o advogado, sequer existe dentro do sistema jurídico italiano.
“As autoridades chegaram na casa dele, o levaram sem nenhum mandado, sem dizer para onde o estavam levando. Disseram [os policiais] que estavam cumprindo uma notificação de residência, isso não existe aqui na Itália”,

afirmou o advogado, acrescentando ainda que a esposa de Tagliaferro foi impedida de acompanhá-lo.

Outro advogado de defesa, Eduardo Kuntz, também confirmou o ocorrido ao portal O Antagonista. Ele explicou que, a princípio, a condução teria sido realizada para a aplicação de uma medida cautelar que impõe restrição de circulação, mas que ainda não há informações completas sobre os termos dessa medida.
“Disseram que chegando lá vai poder tirar cópia de tudo, vai tomar ciência da restrição e será reconduzido para a casa dele”,

relatou Kuntz.

O episódio aconteceu no mesmo dia em que Tagliaferro participaria de uma entrevista no programa Pleno Time, do Pleno.News, voltado para debates sobre temas políticos da semana. Em áudios enviados à sua equipe de comunicação, o perito confirmou que foi levado pelas autoridades italianas por questões migratórias, mas garantiu que deve retornar à sua residência em breve.


A detenção de Eduardo Tagliaferro ocorre em meio a um momento de forte polarização política e levanta questionamentos sobre o tratamento dado a figuras ligadas a setores críticos do atual cenário institucional brasileiro.


Compartilhar a notícia