Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Gaslighting: Abuso psicológico devastador com requintes de sutileza

    Psicanalista Andréa Ladislau fala sobre Gaslighting (Abuso psicológico) muitas vezes sútil e que causa muitos danos à vítima.

    Por Plox

    01/11/2021 17h28 - Atualizado há mais de 2 anos

    Várias são as formas de abuso psicológico que um ser humano pode sofrer. No entanto, existe um tipo de abuso que é muito característico por ser, de certa forma, “invisível”, que não deixa marcas físicas, sendo, portanto, difícil de ser analisado e penalizado.

    É o Gaslighting, tipo de abuso no qual a vítima quase nunca tem consciência de estar sendo abusada. Ou pelo menos, não como se entende geralmente o termo, já que não há uma agressão clara. Mas sim, a agressão existe, acontece muito e vem disfarçada de ações que podem camuflar a perversidade do processo em si.

    A melhor definição seria de uma manipulação sutil, na qual o abusador enfraquece a autoestima, o amor próprio e a confiança da vítima (pode ser o homem ou a mulher), fazendo com que ela se coloque cada vez mais submissa, dependente e, se anulando a tal ponto que, ela não consegue ter a clareza destes atos perversos e colocando em dúvida suas próprias emoções e seus medos.

    Foto: Shutterstock

     

    O programa da Rede Globo Fantástico abordou essa semana o tema no seu quadro sobre questões relacionadas à saúde mental e evidenciou esse tipo de violência psicológica como uma prática devastadora e que se configura em um crime.

    A dinâmica mostra que na cabeça da vítima, o abuso não está acontecendo, e ela acaba achando que ela é realmente culpada.

    Em grande parte das situações, ela deixa de ter voz, pois é menosprezada em seus pontos de vista, chegando até a se fechar de tal forma que vai se anulando cada vez mais.

    A dificuldade em se identificar ou denunciar este tipo de abuso psicológico está exatamente no fato de que, a vítima quase nunca tem consciência de estar sendo abusada.

    Uma das características deste processo é que o agressor usa de estratégias perversas para fazer com que a vítima tenha dúvidas sobre os fatos e acredite que tudo não passa de invenção, paranoia ou uma histeria de sua cabeça. Faz com que ela pense estar sempre equivocada e exagerando em suas proposições.

    E no meio desta confusão de sentimentos, muitas vezes se fecha ou se cala, por acreditar que está mesmo errada e que o abusador está com a razão. E, de forma a reparar suas “falhas”, ela pode acabar entregando a ele sua capacidade de discernimento sobre os fatos e sobre sua vida de forma geral.

    Insultos, agressões verbais, diminuições claras, depreciação, também são ingredientes que podem ser encontrados nessa rede do Gaslighting. E é aqui que começam os problemas e possíveis transtornos psicológicos.

    Por ser complicado provar, já que dificilmente existe uma violência explícita, esse agressor se esconde atrás de uma vítima medrosa, sem energia, sem voz, confusa em suas palavras e atitudes, com uma autoestima destruída e que, é levada a pensar que a causa de tudo passa por ela.

    Uma das principais características desse abuso psicológico é a alteração da percepção de realidade da vítima, que anula sua consciência e cria a negação de que vive em meio a uma atmosfera abusiva.

    Essa violência é contínua. A sutilidade do caso aliado a um ciclo de repetição gera nessa vítima as dúvidas que a levam a se sentir culpada e responsável pelo que está sofrendo. A ponto de achar que o agressor age desta forma, porque ela provoca de alguma maneira.

    Tudo se torna muito confuso aos seus olhos e seu entendimento e quem sofre com essa violência, acredita firmemente que está louco (a). Se confunde se está no papel de vítima ou de abusador (a).

    E como descrever quem sofre esse tipo de agressão psicológica? Elas, em sua grande maioria, são pessoas que estão sempre esgotadas mentalmente, tristes, inseguras e descrentes de suas verdades. Possuem muita dificuldade de se expressar e de opinar sobre qualquer assunto.

    A consciência do abuso não existe e o fato de ser sempre invalidada em seu ponto de vista e ideias, às vezes até de forma agressiva verbalmente, contribui para que ela se feche ainda mais em sua insegurança e medo. A vítima se convence que suas opiniões estão sempre equivocadas.

    Por todos estes fatos, podemos entender porque a Gaslighting é considerada uma agressão psicológica silenciosa e incessante, que tem como consequências para suas vítimas, efeitos de maus tratos mentais severos e em alguns casos até irreversíveis.

    O praticante deste ato, através de sua perversidade, tenta passar para a vítima que ele só quer ajudar, mostrando a ela que pode sim confiar nele.

    As vítimas podem ser homens também, não só mulheres e esse tipo de agressão psicológica está presente em todo tipo de relação: trabalho, amizade, familiar ou relacionamento afetivo.

    Pesquisas apontam inclusive que, esse tipo abuso também vem sendo praticado por mulheres, onde os homens são suas vítimas e passam pelos mesmos transtornos psicológicos.

    Enfim, essa violência de gênero deve ser melhor divulgada e esclarecida para a população, de forma a termos mais clareza. Aprendendo assim, a identificar os seus mecanismos e suas consequências.

    Quanto mais orientados estivermos, mais fácil será para perceber se o abuso está, de fato, ocorrendo. Ao menor sinal de agressão psicológica, deve-se buscar ajuda profissional para seu fortalecimento enquanto ser humano, sem medo da exposição ou de ser diminuído por expor os fatos.

    Resgatando assim, sua credibilidade, autonomia, liberdade de expressão e elevação da autoestima. Trazendo para sua rotina de vida a harmonia junto a uma maior força e consciência mental, abandonando o papel da opressão sofrida através da perversão camuflada nos atos praticados por seu agressor.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]