Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Morre o “pai” do Tiramisu, sobremesa italiana que conquistou o mundo

    Mas a famosa sobremesa, de sabor exclusivo, teria sido criada "por engano"

    Por Plox

    01/11/2021 01h05 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Morreu na Itália nesse sábado, 30 de outubro, aos 93 anos, Ado Campeol, reconhecido como o pai do almoço, uma sobremesa com sabor “intrigante“, que conquistou o mundo. O anúncio da morte foi feito pelo governador de Vêneto, Luigi Zaia. Ele passou a informação em uma postagem no Facebook. “Com a morte de Ado Campeol, que faleceu hoje aos 93 anos, Treviso perde mais uma estrela na sua história da gastronomia e do vinho, que também brilhará lá em cima... Na sua casa, graças à intuição e imaginação de sua esposa, nasceu um dos mais famosos sucessos da confeitaria do mundo, [conhecido] como o tiramisu certificado pela Academia Italiana de Cozinha".

     

    Tiramisu
    Foto: divulgação



    Ado Campeol era dono de restaurante com sua família, que atuou no setor desde 1939. Ele ficou no ramo até o ano de 2014, quando passou o «Le Beccherie» para o empresário Paolo Lai. Ado Campeol era considerado uma personalidade no mundo da gastronomia. Ele inclusive foi um dos líderes da La Fipe, a associação líder no setor de restaurantes, entretenimento e turismo, que conta com mais de 300.000 empresas. Dentre essas empresas, estão bares, restaurantes, confeitarias, discotecas, pizzarias, sorveterias, estabelecimentos que emitem vales-alimentação, salas de jogos e outras.

    O famoso Tiramisu foi criado “por engano”

    A informação que circula na Itália sobe a criação do Tiramisu relata um fato pitoresco. A sobremesa famosa em todo o mundo teria sido criada por engano, no restaurante de Ado Campeol. No final dos anos 1960, Alba, esposa dele, queria criar uma sobremesa que lhe desse a energia para trabalhar no restaurante após o nascimento do filho, e acabou criando a situação para o “nascimento” do Tiramisu.
    Ela e o chef Roberto Linguanotto começaram a trabalhar em uma espécie de sorvete de baunilha, com sabor de café. Enquanto trabalhavam em uma tigela com ovos e açúcar, o mascarpone caiu dentro. Ao experimentarem o resultado os especialistas em cozinha ficaram maravilhados. Em seguida, eles resolveram dar um toque extra àquele creme e acrescentaram biscoito champanhe embebidos em café amargo. Nascia ali a sobremesa que “levaria as pessoas às nuvens”, tal como sugere o significado de seu nome.

    Receita de Tiramisu

    Uma das receitas mais difundidas do Tiramisuno Brasil sugere a substituição do mascarpone por requeijão cremoso, tipo Catupiry.

     

     

    Ingredientes:

    250 ml de creme de leite fresco
    500 g de requeijão cremoso tipo catupiri, se tiver queijo macarpone, melhor.
    1 pacote de biscoitos champanhe
    1 cálice de conhaque (opcional)
    3 gemas de ovos
    150 g de açúcar
    2 xícaras de café frio
    Chocolate em pó


    Modo de preparo

    - Com a batedeira elétrica, bata o creme de leite até obter um chantili firme.
    - Deixe em repouso.
    - Bata as gemas de ovos com conhaque e o açúcar por cerca de 3 minutos.
    - Acrescente o chantili, o mascarpone e misture até ficar uniforme.
    - Agora monte o prato
    - Pegue os biscoites e molhe no café (um a um) e coloque em camadas no tabuleiro. Divida as camadas com o creme. Cubra com uma camada de creme.
    -  Polvilhe chocolate amargo em pó.
    -Antes de servir, deixa na geladeira por pelo menos 2 horas.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]