Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Morre o “pai” do Tiramisu, sobremesa italiana que conquistou o mundo
Mas a famosa sobremesa, de sabor exclusivo, teria sido criada "por engano"
01/11/2021 às 01:05por Redação Plox
01/11/2021 às 01:05
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Morreu na Itália nesse sábado, 30 de outubro, aos 93 anos, Ado Campeol, reconhecido como o pai do almoço, uma sobremesa com sabor “intrigante“, que conquistou o mundo. O anúncio da morte foi feito pelo governador de Vêneto, Luigi Zaia. Ele passou a informação em uma postagem no Facebook. “Com a morte de Ado Campeol, que faleceu hoje aos 93 anos, Treviso perde mais uma estrela na sua história da gastronomia e do vinho, que também brilhará lá em cima... Na sua casa, graças à intuição e imaginação de sua esposa, nasceu um dos mais famosos sucessos da confeitaria do mundo, [conhecido] como o tiramisu certificado pela Academia Italiana de Cozinha".
Foto: divulgação
Ado Campeol era dono de restaurante com sua família, que atuou no setor desde 1939. Ele ficou no ramo até o ano de 2014, quando passou o «Le Beccherie» para o empresário Paolo Lai. Ado Campeol era considerado uma personalidade no mundo da gastronomia. Ele inclusive foi um dos líderes da La Fipe, a associação líder no setor de restaurantes, entretenimento e turismo, que conta com mais de 300.000 empresas. Dentre essas empresas, estão bares, restaurantes, confeitarias, discotecas, pizzarias, sorveterias, estabelecimentos que emitem vales-alimentação, salas de jogos e outras. O famoso Tiramisu foi criado “por engano” A informação que circula na Itália sobe a criação do Tiramisu relata um fato pitoresco. A sobremesa famosa em todo o mundo teria sido criada por engano, no restaurante de Ado Campeol. No final dos anos 1960, Alba, esposa dele, queria criar uma sobremesa que lhe desse a energia para trabalhar no restaurante após o nascimento do filho, e acabou criando a situação para o “nascimento” do Tiramisu. Ela e o chef Roberto Linguanotto começaram a trabalhar em uma espécie de sorvete de baunilha, com sabor de café. Enquanto trabalhavam em uma tigela com ovos e açúcar, o mascarpone caiu dentro. Ao experimentarem o resultado os especialistas em cozinha ficaram maravilhados. Em seguida, eles resolveram dar um toque extra àquele creme e acrescentaram biscoito champanhe embebidos em café amargo. Nascia ali a sobremesa que “levaria as pessoas às nuvens”, tal como sugere o significado de seu nome. Receita de Tiramisu Uma das receitas mais difundidas do Tiramisuno Brasil sugere a substituição do mascarpone por requeijão cremoso, tipo Catupiry.
Ingredientes:
250 ml de creme de leite fresco 500 g de requeijão cremoso tipo catupiri, se tiver queijo macarpone, melhor. 1 pacote de biscoitos champanhe 1 cálice de conhaque (opcional) 3 gemas de ovos 150 g de açúcar 2 xícaras de café frio Chocolate em pó Modo de preparo - Com a batedeira elétrica, bata o creme de leite até obter um chantili firme. - Deixe em repouso. - Bata as gemas de ovos com conhaque e o açúcar por cerca de 3 minutos. - Acrescente o chantili, o mascarpone e misture até ficar uniforme. - Agora monte o prato - Pegue os biscoites e molhe no café (um a um) e coloque em camadas no tabuleiro. Divida as camadas com o creme. Cubra com uma camada de creme. - Polvilhe chocolate amargo em pó. -Antes de servir, deixa na geladeira por pelo menos 2 horas.