No Dia Nacional do Livro, executivos indicam suas atuais obras favoritas

Entre as mais de 15 indicações, destacam-se livros de negócios, contos e ficção

Por Plox

01/11/2021 16h29 - Atualizado há mais de 2 anos

O dia 29 de outubro é uma data especial para os amantes da leitura: é celebrado o Dia Nacional do Livro. Contrariando a opinião popular de que brasileiro não lê, segundo uma pesquisa realizada pelo 8º Painel do Varejo de Livros no Brasil, em conjunto com a Nielsen BookScan e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o mercado de livros viu um crescimento de 38,2% no faturamento entre janeiro e agosto de 2021, representando um volume de 31,79 milhões de exemplares vendidos, bem mais que os 22,01 milhões de 2020. Em outro levantamento, realizado pelo Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, foi revelado também que a busca por obras independentes vem crescendo. Só no primeiro semestre de 2021 foram vendidos 70% de livros a mais do que no mesmo período do ano passado.

Quanto mais pessoas leem, mais espaço há para trocas de experiências e sugestões de leitura. No mesmo estilo de clubes do livro, em que pessoas compartilham opiniões sobre as obras que leram, confira uma lista de indicações de títulos favoritos de executivos de diversas empresas de tecnologia do Brasil:

Paulo Kulikovsky, COO da empresa Stake

O Animal Social - David Brooks

 

“Indico este livro porque ele traz uma série de insights e reflexões sobre nosso comportamento, e como o inconsciente impacta nossas decisões e nosso dia a dia. É uma ótima leitura para ajudar a entender melhor as decisões que nossos clientes, nossas equipes e nós tomamos no dia a dia”, avalia o executivo.

Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores

Trilhando Sonhos - Thiago Fantinatti

 

"Viver é muito mais do que se entregar a uma rotina de casa-trabalho-casa. Envolve aprender a mergulhar de cabeça em nossos sonhos e, com isso, dilatar o tempo até fazer uma miríade de experiências marcantes caber em cada um de nossos dias. Esse livro, que narra uma aventura ao alcance de todos, nos ensina que a diferença entre o possível e o impossível é, muitas vezes, apenas a nossa própria força de vontade", comenta Ricardo.

Hugo Mathecowitsch, CEO da a55

Sonho Grande - Cristiane Correa

 

“Indico esse livro por ele ser prático e ao mesmo tempo inspirador quando falamos do potencial do empreendedorismo no Brasil, ainda que escrito em uma outra época. Acredito que hoje o tom é ainda mais promissor e otimista quando pensamos no empreendedor de sucesso”, acrescenta Mathecowitsch.

Marcelo Ebert, CEO da YVY Brasil

Cem Dias Entre Céu e Mar - Amyr Klink

 

“Eu indico este livro pois ele possui muitos paralelos com a vida do empresário que está presente no ramo de startups. Acredito que todos que desejam ingressar nessa área, devem ler esse livro incrível do Amyr”.

Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex

Um Manual de Sobrevivência Para o Mundo Real do Empreendedorismo - Israel Salmen e Lucas Marques

 

“Eu indico essa obra pois ela mostra qual é a realidade e os desafios do empreendedor no dia a dia”.

Felippe Astrachan, CEO da AVLA no Brasil

O Grande Mentecapto -  Fernando Sabino

 

“Indico essa obra por contar divertida que conta a história e as aventuras de Geraldo Viramundo, uma espécie de Dom Quixote brasileiro, no interior de Minas Gerais. Em busca de sua amada, Geraldo se mete em situações cada vez mais inusitadas. O Grande Mentecapto é um dos poucos livros que me fez gargalhar enquanto eu lia”.

Jotta Fernandes, CXO da Veek

Ostra Feliz Não Faz Pérola - Rubem Alves

 

“Por meio de prosa e poesia, Rubem Alves me trouxe reflexões sobre escolhas e desenvolvimento pessoal e, ao mesmo tempo, sobre a rotina do empreendedor. A ideia de que a criação surge de uma dor, ou até mesmo de uma curiosidade, nos instiga a pensar no poder da capacidade humana para transformar e revolucionar padrões”.

Tatiana Rodrigues, CMO da Ahgora

108 Contos e Parábolas Orientais - Monja Coen


“Livros como esse são uma ótima alternativa para relaxar: são aqueles que posso ler pedaços, sem pressa. Então fico com uma frase, um trecho, um conto ou reflexão para digerir sem pressa ao longo do dia ou por dias. Os contos desta obra trazem porções de sabedoria que, se bem aplicadas ao cotidiano, não só dos praticantes do budismo, mas de qualquer pessoa, poderão trazer entendimentos para os questionamentos da vida moderna”.

Isaac Paes, CEO da OiMenu

O Cientista do Marketing - Denner Lippert

 

“Hoje em dia, são criados cada vez mais métodos e engenharias para atender as novas gerações e os novos modelos de negócios, porém, são tantas tentativas de "reinvenção da roda" que nem sempre isso parece fazer sentido. O Denner conseguiu criar um método muito sólido e claro, que permite os profissionais do marketing se tornarem verdadeiros cientistas, ou seja, que trabalhem sem achismos. O livro é voltado para o marketing digital, mas está muito atrelado aos pilares fundamentais do marketing, e, para mim, é isso o que o diferencia das demais obras”.

Bárbara Welter de Abreu, Diretora de Vendas e CS da Coalize

A Nova Lógica do Sucesso - Roberto Shinyashiki

 

"Esse livro é uma leitura fácil e em formato de história, com reflexões que podem ajudar a mudar o ponto de vista sobre os negócios e ambiente de trabalho. A história conta com personagens e aborda temas como liderança e postura profissional”.

Carlos Furlan, CEO do Pravaler

O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas - Ben Horowitz

 

“O livro é excelente, pois mostra um lado prático e menos romântico do empreendedor, ensinando bastante sobre uma das principais características que precisamos ter quando estamos criando um negócio do zero – a resiliência. Além disso, destaca como foco e pragmatismo são importantes na jornada de construção do negócio”.

Jean Carbonera, CEO do AgroVantagens

Direito, Ciência e Tecnologia - Os Desafios À Liberdade - Vanali Teles

 

Assim como Orwell nos avisava, nos idos de 1948, dos perigos de uma sociedade em que a tecnologia seria usada para o controle dos indivíduos, a professora Vanali Teles, sete décadas depois, analisa, utilizando como instrumentos o Direito, a Ciência e a Tecnologia, como as profecias orwellianas se transformam em realidade. Com isso, nos faz pensar sobre como deixamos que acontecesse e quais providências ainda podemos tomar para evitar que corporações, estatais ou privadas, possam acabar de vez com as liberdades individuais conquistadas com o sacrifício de várias gerações.

Victor Stabile, CEO da Liber Capital

Capitalismo Consciente - Como libertar o espírito heroíco dos negócios - John Mackey e Raj Sisodia

 

“A obra é muito interessante porque faz as pessoas refletirem sobre o movimento que vem transformando as maiores organizações do mundo.”

Michel Varon, CEO do VADU

O Poder de Pensar Fora da Caixa - William Thorndike Jr.

 

“É sempre bom aprender com pessoas bem sucedidas e neste livro consegui aprender com 8 CEOs diferentes como eles conseguiram alcançar o TOPO pensando fora da caixa".

Henrique Vaz, CEO da CleanCloud

O coach de um trilhão de dólares - Alan Eagle, Jonathan Rosenberg e Eric Schmidt

 

“O livro conta a história de Bill Campbell, coach dos fundadores e executivos de algumas das principais empresas do Vale do Silício, como Apple e Google, e traz alguns dos principais ensinamentos de gestão e liderança que trouxe para 80 mentorados ao longo dos anos. São lições  válidas para empresas de diversos tamanhos e mercados, com as quais empreendedores e líderes apliquem em sua jornada”.

César Ciongoli, CEO da BenCOrp

Os Primeiros 90 Dias - Michael D. Watkins

 

“Assim que assumi meu cargo de CEO essa foi a minha primeira leitura. E foi essencial para a minha preparação”.

Luís Chicani, CEO da Saúde da Gente

44 Sonhos Caminhos e Sorrisos - Luis Alexandre Chicani

 

“Este é o meu livro de cabeceira, onde conto a minha história e sempre busco nele a própria inspiração para continuar no meu propósito de empreender e ajudar as pessoas”. 

Destaques