Brasil

veículos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Exigência do CRLV 2023 começa para placas 7, 8 e 9

    Motoristas sem o documento enfrentam multas e pontos na CNH

    Por Plox

    01/11/2023 10h35 - Atualizado há 4 meses

    A partir desta quarta-feira, 1º de novembro, proprietários de carros com placas terminadas em 7, 8 e 9 devem se certificar da posse do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2023. Caso contrário, ao serem flagrados, os condutores serão penalizados com uma infração gravíssima, acarretando em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa de R$ 293,47. Vale lembrar que veículos com finais de placa de 1 a 6 já tiveram seu prazo de licenciamento finalizado em setembro, conforme informado pelo "Hoje em Dia".

    Condições para obtenção do CRLV 2023 Para ter direito ao CRLV 2023, diversos critérios devem ser atendidos. Entre eles, o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório anterior a 2021, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e quitação de eventuais multas. Adicionalmente, o veículo em questão não pode apresentar quaisquer restrições, seja de ordem judicial ou administrativa, que possam obstruir a emissão do certificado.

    Como obter o documento Os proprietários podem verificar pendências e imprimir o CRLV através de um site específico. Para tal, é necessário fornecer informações como a placa do veículo, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam, além do CPF ou CNPJ do titular. Ao imprimir, é essencial garantir qualidade, fazendo uso de papel sulfite branco, formato A4 e tinta preta, de forma a assegurar a legibilidade do QR-Code. Alternativamente, o CRLV também pode ser acessado por meio do aplicativo MG App, pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou ainda pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT), compatível com sistemas Android e IOS.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]