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Economia

Novo serviço de atendimento ao cidadão é lançado pelo governo

Novo serviço de atendimento ao cidadão é lançado pelo governo

01/11/2023 às 15:27 por Redação Plox

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) introduziu, no último dia 30 de outubro, uma nova ferramenta telefônica chamada "Disque Social 121". Essa plataforma foi projetada para atender usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e aqueles que se beneficiam de programas sociais, fornecendo informações essenciais sobre questões sociais, serviços públicos e recursos à disposição.

Disque Social 121 é voltado para atendimento aos beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família — Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O atendimento desta Ouvidoria agora está disponível de segunda a sexta-feira e durante os fins de semana em épocas de pagamento do programa Bolsa Família, das 7h às 19h. Além disso, a partir do dia 6 de novembro, os cidadãos também poderão utilizar o WhatsApp para entrar em contato com a Ouvidoria.

Funcionamento da plataforma De acordo com o ministro Wellington Dias, o processo é bastante simples e direto. "Quando alguém liga para o Disque Social, o atendente coleta informações, acessa a base de dados, identifica a questão e fornece uma solução imediata. O cidadão é então informado sobre as etapas a seguir, seja procurando ajuda em um local específico ou ligando para um determinado número", mencionou ele.

Desempenho do serviço Os números já mostram a eficácia do serviço. Entre janeiro e setembro deste ano, a Ouvidoria-Geral do MDS registrou um total de 41.310 ligações. O tempo médio de resposta foi reduzido significativamente ao longo dos meses. De janeiro a julho, o tempo médio de atendimento foi de 5,86 dias. Em agosto, caiu para 4,34 dias e, em setembro, a marca foi de apenas dois dias úteis para atender e resolver as demandas apresentadas.

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