Ex-vereador e líder sindical de Ipatinga, João Pereira da Silva, morre aos 89 anos

Ativo na política e no sindicalismo, Senhor foi presidente da Câmara de Ipatinga e defensor da oposição ao regime militar

Por Plox

01/11/2024 15h18 - Atualizado há 10 meses

Morreu nesta sexta-feira (1), João Pereira da Silva, ex-vereador de Ipatinga, aos 91 anos. João exerceu mandato na Câmara Municipal entre 1973 e 1977, tendo assumido a presidência da Casa em 1975, época em que os vereadores não recebiam subsídios. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – posteriormente PMDB –, orgulhava-se de seu papel na oposição à ditadura civil-militar instaurada em 1964, mantendo um compromisso ativo com a democracia e os direitos dos cidadãos.

Contribuições no sindicalismo e na Câmara Municipal

João Pereira também foi um dos fundadores e diretor do Sindicato dos Rodoviários de Coronel Fabriciano, onde desempenhou um papel fundamental na luta pelos direitos dos trabalhadores. Em sua carreira no serviço público, atuou como motorista efetivo da Câmara de Ipatinga de 1978 até sua aposentadoria em 1991. Paralelamente, João era radioamador e acompanhava com interesse as inovações tecnológicas, mantendo-se sempre atualizado.

Foto: Divulgação

 

 

Família e legado

Pai dedicado, João deixa sete filhos: Cícero Romão de Araújo Silva, Anésio Renault de Araújo Silva, Raimundo Nazareno de Araújo Silva, Sarah Regina de Araújo Silva, José Geraldo Araújo Silva, Fátima Aparecida de Araújo Silva e Sanzio Vinícius de Araújo Silva. Neste momento de despedida, desejamos que sua família encontre consolo e que seu legado de dedicação à comunidade de Ipatinga permaneça inspirando futuras gerações.

 

 

 

 

Destaques