Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Encontro Estadual das Cidades Históricas de MG ocorrerá em Congonhas com parceria inédita
Evento reúne cidades históricas mineiras em Congonhas, com novas filiações e parceria com Fundação Oscar Niemeyer para restauração de obras.
01/11/2025 às 15:01por Redação Plox
01/11/2025 às 15:01
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais anunciou a programação de seu último Encontro Estadual do ano, que será realizado em Congonhas, entre os dias 3 e 4 de novembro de 2025. O município escolhido é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Foto: Divulgação
Evento volta-se ao fortalecimento da gestão municipal
O objetivo do encontro é aproximar as gestões das cidades filiadas e fomentar a troca de experiências e novas oportunidades para o desenvolvimento do turismo e da cultura locais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio de formulário on-line.
Programação inclui novas parcerias e cidades integradas
Durante o evento, está prevista a assinatura de uma parceria inédita com a Fundação Oscar Niemeyer, com foco na manutenção e restauração de obras do renomado arquiteto em cidades filiadas à associação. Além disso, serão oficializadas as entradas de Aiuruoca e Campanha, no Sul de Minas, e Santana dos Montes, na região Central, como novas integrantes da entidade.
Encontros itinerantes marcam o calendário das cidades
Os encontros promovidos pela associação são realizados de forma itinerante e a cada trimestre, o que aproxima os gestores municipais das tendências mundiais para o desenvolvimento do turismo local e regional. Em 2025, as cidades históricas de São João del-Rei e Cataguases também sediaram atividades do ciclo.
Além de possibilitar o intercâmbio de projetos, os encontros incluem oficinas, exposições culturais, apresentações artísticas e palestras, potencializando o turismo e a cultura no interior de Minas Gerais.
Capacitação e qualificação como foco dos Encontros Estaduais
Tradicionalmente com duração de dois dias, os Encontros Estaduais priorizam a formação e qualificação dos gestores municipais. O foco está no desenvolvimento do trade turístico e na valorização dos atrativos naturais, culturais, históricos, religiosos e gastronômicos de cada município, além da manutenção do patrimônio artístico e cultural.
A associação também atua na promoção contínua do turismo nas cidades mineiras históricas.
Foto: Divulgação
Abordagem de temas técnicos e desafios municipais
Os encontros abordam questões técnicas e legais relevantes para as administrações municipais, como leis de incentivo, elaboração de projetos de lei, turismo sustentável, acessibilidade, geração de renda e implantação do turismo de base comunitária. Todos os temas são voltados à atualização dos gestores e à multiplicação de soluções para os desafios das cidades históricas.
Cidades participantes da Associação
Integram a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais os municípios:
Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Barão de Cocais, Bom Jardim de Minas, Bom Jesus do Amparo, Brumadinho, Caeté, Campanha, Cataguases, Catas Altas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Diogo de Vasconcelos, Grão Mogol, Itabira, Itabirito, Itamonte, Itapecerica, Januária, Lagoa Santa, Mariana, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Paracatu, Passa Quatro, Piranga, Pitangui, Pouso Alto, Prados, Raposos, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santana dos Montes, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João del-Rei, São Thomé das Letras, Serro e Tiradentes.