Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Hibridus Ponto de Cultura comemora 23 anos com programação cultural no Vale do Aço
Grupo promove eventos, oficinas e apresentações em Minas Gerais, destacando inclusão, diversidade e articulação política durante aniversário.
01/11/2025 às 03:14por Redação Plox
01/11/2025 às 03:14
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O grupo Hibridus, reconhecido como um dos principais nomes da dança e cultura contemporânea em Minas Gerais, celebra 23 anos de atuação marcada por inventividade, resistência e envolvimento comunitário. Desde sua fundação, o coletivo se destaca pela produção artística engajada e pelas ações de formação, curadoria e crítica no cenário nacional.
Foto: Divulgação
Aniversário com programação diversificada
A comemoração dos 23 anos vem acompanhada de uma intensa agenda de eventos. Entre 31 de outubro e 2 de novembro, membros do Hibridus participam do Fórum Regional de Cultura, em Milho Verde (MG). Luciano Botelho e Wenderson Godoi estarão presentes como oficineiros e moderadores, debatendo políticas públicas e sustentabilidade de redes culturais em Minas.
Já no dia 3 de novembro, o grupo marca presença em Governador Valadares como convidado do Palco Giratório 2025 do SESC. No evento Pensamento Giratório, junto à Trupe do Experimento (RJ), a proposta é discutir os desafios e as possibilidades de inserção de recursos de acessibilidade na dramaturgia, valorizando uma comunicação sensível e inclusiva. A atividade ocorre no Teatro Atiaia, com classificação etária a partir de 10 anos. A iniciativa estimula o diálogo sobre inclusão na cena artística.
De 3 a 9 de novembro, Luciano Botelho e Wenderson Godoi integram o Festival de Dança de Itacaré (BA) como curadores do ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga. No dia 6, o Centro Cultural Porto de Trás sedia a exibição do vídeodança “Aqui”, de Luciano Botelho. Ainda durante o festival, Wenderson Godoi assina um texto crítico sobre a edição, conectando a produção mineira ao panorama nacional da dança contemporânea.
Entre 12 e 14 de novembro, o grupo participa do Fórum Mineiro de Dança, na Universidade Federal de Viçosa. O evento enfatiza o debate sobre políticas públicas culturais e reúne mesas, oficinas e palestras. No último dia do fórum, os artistas ministram a oficina “Corpos em Fricção – Poéticas do Hibridus”, partilhando processos artísticos que cruzam corpo, território e criação, com destaque para práticas colaborativas desenvolvidas pelo coletivo há duas décadas.
Foto: Divulgação
Valorização da produção local em Ipatinga
No dia 16 de novembro, o Hibridus se apresenta no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, em espetáculo com coreografia de Thaylon Vieira. A montagem integra o projeto “Brasil Terra de Histórias” e reforça o compromisso do grupo na valorização da dança produzida em Minas Gerais.
Novos projetos e conexões nacionais
Encerrando o mês festivo, de 17 a 27 de novembro, o grupo recebe a diretora e pesquisadora Thereza Rocha (UFC/CE) para avançar no processo de criação do espetáculo “Ornitorrinco”, que investiga o hibridismo dos corpos e suas poéticas da diferença. A estreia está prevista para janeiro de 2026 no Teatro do Centro Cultural Usiminas.
Outubro de intensa movimentação cultural
O mês de outubro também foi marcado por significativa atuação do Hibridus. Nos dias 8 e 9, o grupo promoveu uma oficina de mediação artística com Rita Aquino (UFBA), na Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri, estimulando o diálogo entre dança, curadoria e educação. Entre os dias 23 e 25, realizou a 18ª edição do ENARTCinho – Arte para as Infâncias, que levou atrações de Belo Horizonte e artistas locais a Ipatinga e Timóteo. O evento reuniu cerca de três mil crianças de escolas públicas em atividades que unem arte, educação e diversidade.
Em 18 de outubro, o Roda Cultural promovido pelo grupo contou com dez atrações locais e o Grupo Galpão como destaque nacional, atraindo um grande público no Parque Ipanema e reforçando o fortalecimento da cena cultural regional. Luciano Botelho participou ainda de uma residência artística com Chaim Gebber em Berlim, ampliando os diálogos internacionais do coletivo. O mês encerrou com o Quintal Literário, levando literatura a quintais e comunidades de Ipatinga, com foco em leitura, acessibilidade e formação cidadã.
Foto: Divulgação
Atuação em rede e promoção da diversidade
Mais do que um coletivo de dança, o Hibridus integra o Comitê de Cultura de Minas Gerais, parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) do Ministério da Cultura. Entre as ações recentes estão rodas de conversa, cursos e oficinas em cidades do Vale do Aço, abordando temas como diversidade de gênero, cultura queer, ancestralidade e meio ambiente. As atividades envolveram também o CEFET-MG Campus Timóteo e o EncontrArte Negro em Coronel Fabriciano.
No dia 9 de novembro, o Comitê participa da 6ª Parada do Orgulho LGBT+ de Timóteo, mantendo o foco na promoção da diversidade, dos direitos humanos e da cultura como agente de inclusão e transformação.
Foto: Divulgação
Representatividade nos fóruns nacionais
Representando o Hibridus, a produtora Jany Francisca participa do Encontro Nacional do PNCC entre 16 e 19 de novembro, em Brasília, junto a representantes de todo o país. O evento é espaço de avaliação e articulação das políticas culturais nacionais, com presença prevista da Ministra da Cultura e apresentação do Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Cultura.
Referência em arte e engajamento comunitário
Criado em 20 de novembro de 2002, o coletivo se consolida como símbolo de persistência e inovação no interior mineiro. Em mais de duas décadas, o Hibridus construiu uma trajetória conectada às comunidades, políticas públicas e grandes temas contemporâneos, sempre provocando encontros e tecendo redes no universo das artes.
Ficha técnica
Artistas da Dança: Luciano Botelho e Wenderson Godoi
Produção Executiva: Cênika Produções e Di Paula Produções.
Equipe de Produção: Alexia Silva, Isabela Dias, Christiane Juliana, Jany Francisca e Valéria Mendes
Coordenação de Comunicação: Luciano Botelho
Redes Sociais e Cobertura: Caroline Lourence e Jônatas Brandão
Assistência Financeira: Rhania Dutra
Design: FIP Design
Técnicos: Ighor de Paula, Massio de Oliveira, Talles Cristian e Gabriel Leto
Assessoria de Comunicação: Hibridus Ponto de Cultura
Ação mobilizou mais de 2.500 policiais, resultou em 121 mortos — incluindo suspeitos de outros estados e quatro agentes —, além da apreensão de 118 armas e uma tonelada de drogas
Ação mobilizou mais de 2.500 policiais, resultou em 121 mortos — incluindo suspeitos de outros estados e quatro agentes —, além da apreensão de 118 armas e uma tonelada de drogas