Zoológico de Belo Horizonte ganha novo morador: a onça pintada Pytu

Pytu ainda permanece em “quarentena” no Zoo de BH, período de tempo variável em que o animal fica em local reservado, exclusivamente sob cuidados veterinários e observação constante

Por Plox

01/12/2020 11h19 - Atualizado há mais de 3 anos

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica acaba de receber em seu Jardim Zoológico um novo morador. Trata-se de Pytu, uma onça pintada de mata atlântica-cerrado macho, de 1 ano e meio de idade.
Pytu veio do Refúgio Biológico Bela Vista, de Itaipu-Binacional e sua chegada é resultado da cooperação técnica entre o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiverisdade (ICMBio) e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). As Instituições, dentro do Plano Nacional para Conservação dessa espécie, escolheram o Zoológico de BH para acolher o animal dada a sua experiência e competência técnica no manejo desse felino, além da disponibilidade de boa infraestrutura para cuidados do animal.

Onça pintada no zoológico de BH
Foto: Humberto Mello / reprodução Prefeitura de Belo Horizonte


Pytu ainda permanece em “quarentena” no Zoo de BH, período de tempo variável em que o animal fica em local reservado, exclusivamente sob cuidados veterinários e observação constante. Além de ser um procedimento obrigatório, já previsto nas regulamentações e legislações que os zoológicos devem cumprir, esse período é essencial para uma melhor acolhida e integração do animal a seu novo ambiente, além de minimizar o stress natural que ocorre durante qualquer transferência.
Durante a “quarentena”, o felino passa por uma série de exames para que técnicos da instituição possam fazer o monitoramento de sua saúde. Entre os procedimentos clínicos realizados, estão o exame físico, hemograma completo , bioquímica sanguínea, exames parasitológicos e de urina. Pytu será o novo companheiro de Janis, onça pintada fêmea de 17 anos.  

Destaques