Senado aprova André Mendonça para o STF

O indicado de Bolsonaro foi sabatinado após o presidente da comissão, David Alcolumbre ter protelado o expediente, atitude apontada nos bastidores como “jogada política”

Por Plox

01/12/2021 20h15 - Atualizado há mais de 2 anos

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, foi aprovado por 47 votos a 32 para o Superior Tribunal Federal (STF). A votação ocorreu no plenário do Senado nesta quarta-feira (01), após quatro meses de espera. A espera é apontada nos bastidores da política como uma jogada política de David Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

Mendonça foi questionado sobre diversos temas e disse que  defenderá a constituição, o estado laico, a democracia e os poderes. Entre os assuntos discutidos, foram abordados a independência entre os poderes, a liberdade de imprensa e expressão, o estado laico, a prisão em segunda instância, o estado laico, os precatórios, a delação premiada, a violência de gênero, o marco temporal, as armas, a questão ambiental, dentre outros.

 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

Antes da aprovação do plenário, teve a votação na CCJ que ocorreu após oito horas de sabatina, que é um processo do Senado Federal, com os escolhidos pelo presidente da República a assumirem cargos em órgãos públicos.

André Mendonça é brasileiro e tem 48 anos, é advogado da União desde 2000 e pastor presbiteriano. Ele ocupará o lugar do ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou.

Destaques