Prefeito assina ordem de serviço para reforma de UBS’s

Unidades dos bairros Veneza II, Canaã e Bethânia são as primeiras a receberem melhorias estruturais e obras de ampliação. Investimentos totais somam cerca de R$ 25 milhões.

Por Plox

01/12/2022 16h13 - Atualizado há mais de 1 ano

O prefeito Gustavo Nunes assinou na manhã desta quinta-feira (1), no prédio da administração no bairro Cidade Nobre, a Ordem de Serviço para execução do primeiro pacote de obras que deflagra um grande programa de melhorias estruturais nas edificações que compõem a rede de saúde municipal. Conforme ressaltou o chefe do Executivo, “o trabalho está sendo iniciado pelas UBS’s dos bairros Veneza II, Bethânia e Canaã, as maiores do nosso município e que contemplam um contingente de nada menos que 65 mil usuários, praticamente o número de habitantes de várias cidades de porte médio de nosso Estado, o que dá uma ideia aproximada da abrangência das intervenções”.

Assista ao vídeo: 

 

Gustavo Nunes salientou durante a solenidade, prestigiada por todo o secretariado, diversos vereadores e líderes comunitários, entre outros convidados, que realizou visitas em toda a rede para conhecer de perto as necessidades, e o apoio do legislativo por meio de emendas orçamentárias também foi importante para determinar a amplitude dos investimentos. 

Foto: Divulgação PMI

 

Considerando também a reforma e ampliação do Hospital Municipal e a construção de três novas Unidades Básicas de Saúde (no distrito de Barra Alegre, bairros Vale do Sol e Nova Esperança), a administração está investindo recursos de cerca de R$ 25 milhões.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além das UBS’s o governo municipal vai melhorar e ampliar as estruturas da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Policlínica, CLIPS (Clínica Integrada de Psicologia e Psiquiatria) e CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

O prefeito anunciou ainda durante a cerimônia que já está concluído o Bloco Cirúrgico do Hospital Municipal, que deverá ser inaugurado no dia 22 de dezembro, revelando também que os investimentos incluem substituições de mobiliário e equipamentos em toda a rede de saúde, “proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e gerando maior bem-estar a um público de mais de 242 mil usuários”.

O secretário de Saúde do município, Cléber de Faria, observou que “as unidades da atenção primária são porta de entrada para os serviços de saúde, o elo mais próximo da comunidade, e estamos investindo pesado na qualidade destes atendimentos, certos de que os reflexos serão muito positivos não só para a população ipatinguense, mas também as cidades vizinhas que acolhemos”.

Adequação

Em função do início das reformas, o fluxo de alguns atendimentos das unidades terá alterações temporárias, mas o governo municipal adianta que as obras foram planejadas para gerar o menor impacto possível na rotina.

Certos atendimentos da Unidade do Veneza II, por exemplo, onde a reforma começa, temporariamente serão da seguinte forma: os acompanhamentos das equipes vermelhas e amarelas serão transferidos para a Unidade do Parque das Águas, assim como salas de vacina, medicação e curativos. 

“Eventuais remanejamentos internos de serviços poderão ocorrer, mas as agendas de consultas, acompanhamentos e serviços estão todas mantidas. A Secretaria Municipal de Saúde pede a compreensão e colaboração de todos os usuários e servidores municipais”, pontua a diretora do Departamento de Atenção Básica, Elaine Vasconcelos.

Bloco cirúrgico

O bloco cirúrgico do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), cuja inauguração foi anunciada pelo prefeito para o dia 22 de dezembro, compreende uma área total de 518,14 metros. Ele é constituído de quatro salas, sendo que três estarão reservadas para cirurgias de médio porte e uma para grandes intervenções.

Em média, poderão ser realizadas 15 cirurgias diárias na unidade, contabilizando-se cerca de 300 cirurgias eletivas e de urgência por mês.

Foi projetada também no Centro Cirúrgico uma ala para recuperação anestésica com seis leitos, além de entrada separada para pacientes egressos das cirurgias, vestiários para funcionários e pessoas atendidas.

Destaques