Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Aumento de casos suspeitos de dengue sobrecarrega UPA de Timóteo

    Somente no mês de novembro - até o dia 27 de novembro, segundo dados repassadas pela Secretaria Estadual, foram 984 notificações de dengue

    Por Plox

    01/12/2023 09h40 - Atualizado há 3 meses

    Com o número de casos notificados de dengue acima do normal para essa época do ano, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais tem recomendado aos municípios e à população que reforcem os cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

    Foto: Divulgação

     

    O período mais chuvoso na maior parte do país costuma ocorrer entre novembro e maio, quando é registrado um aumento significativo nas notificações de casos de arboviroses, principalmente a dengue. Para avançar com as ações de combate ao mosquito que também transmite Zika e Chikungunya, a participação da sociedade na eliminação dos focos do mosquito em ambientes domésticos é fundamental.

    Em Timóteo, a situação não é muito diferente do restante do país. Somente no mês de novembro - até o dia 27 de novembro, segundo dados repassadas pela Secretaria Estadual, foram 984 notificações de dengue, o que tem sobrecarregado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro, no bairro Primavera. Somente na semana de 20 a 27 de novembro foram 395 notificações, um número bem alto se comparado com todo o mês de outubro quando foram 281 registros. 

    Foto: Divulgação

     

    UBS´s: primeiro atendimento

    A colaboração dos cidadãos para que sigam o protocolo de atendimento, em casos com suspeita de dengue, também é muito importante. Assim, eles devem buscar em primeiro lugar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e não na UPA.

    Nas UBSs as pessoas com suspeita receberão a assistência adequada. Grande parte da população está se dirigindo diretamente para UPA sem ter a confirmação do diagnóstico de dengue, provocando uma sobrecarga nos atendimentos. Com isso, a UPA acaba atrasando a abordagem dos casos de classificação de risco e levando transtorno aos demais usuários.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]