Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Economia
Papai Noel dos Correios: veja como adotar uma cartinha e fazer a alegria de uma criança
Campanha recebe cartinhas manuscritas de alunos de escolas públicas até o 5º ano e de instituições parceiras; adotantes cadastram CPF ou CNPJ, compram os presentes e entregam nas agências participantes
01/12/2025 às 10:14por Redação Plox
01/12/2025 às 10:14
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Com a chegada de dezembro e a proximidade do Natal, ganha força o espírito de solidariedade que marca esta época do ano. Há 36 anos, a campanha Papai Noel dos Correios ajuda a realizar o sonho de crianças em todo o Brasil.
Desde o início de novembro, madrinhas e padrinhos podem ir até uma das agências participantes ou acessar a página oficial da ação para adotar cartas escritas por crianças ao “bom velhinho”.
A iniciativa reúne uma ampla rede de colaboração, que envolve secretarias estaduais e municipais de educação, escolas públicas, padrinhos corporativos, sociedade em geral e funcionários da estatal. Esse esforço conjunto faz a ponte entre a criança que pede um presente e quem pode transformar o pedido em realidade.
No Ceará, tem início a edição 2025 do Papai Noel dos Correios, considerada a maior campanha de solidariedade natalina do país
Foto: Divulgação
Ao longo de quase quatro décadas, cerca de 7 milhões de cartinhas já foram atendidas. Em 2024, quando a campanha completou 35 anos, 350 mil pedidos de crianças de diferentes regiões do país foram adotados.
Como funciona a campanha Papai Noel dos Correios
Os Correios recebem cartinhas de crianças que enviam seus pedidos diretamente ao Papai Noel, de estudantes de escolas públicas até o 5º ano do ensino fundamental e de instituições parceiras. Todas as cartas precisam ser escritas à mão.
Depois de lidas e selecionadas, as mensagens são disponibilizadas nos pontos oficiais de adoção e no blog da campanha, onde podem ser visualizadas por quem deseja participar.
Como enviar uma carta para o Papai Noel dos Correios
Para ter a chance de entrar na campanha e ver sua carta adotada, é preciso seguir algumas regras:
• As cartas devem ser manuscritas.
• No cadastramento, será exigido o CPF da criança.
• O envio pode ser feito em agências participantes ou pelo Blog do Noel. No caso de cartas enviadas digitalmente, é necessário fotografar ou digitalizar o texto antes do envio.
A estatal destaca que não são selecionadas cartas que contenham endereço, telefone ou foto da criança, como forma de proteção e segurança.
Como adotar uma cartinha
Para adotar o pedido de uma criança, basta escolher uma cartinha, comprar o presente e entregá-lo, bem embalado e com a própria carta colada do lado de fora, em uma agência dos Correios participante.
As cartinhas ficam disponíveis em dois formatos:
• Físico: nas agências participantes, listadas no Blog do Noel.
• Digital: diretamente no Blog do Noel.
Os pedidos mais comuns incluem brinquedos, como bonecas e carrinhos de controle remoto, mas muitas cartas também trazem solicitações de material escolar e bicicletas.
Para que os Correios possam acompanhar as adoções e a entrega dos presentes, madrinhas e padrinhos devem cadastrar CPF ou CNPJ. Datas, locais e horários dos pontos de adoção em cada estado também estão detalhados no Blog do Noel.
Entrega dos presentes e cuidados de segurança
A entrega dos presentes deve ser feita presencialmente, nos pontos de entrega indicados no Blog, conforme o cronograma da campanha. Os pacotes precisam estar identificados com as informações da cartinha correspondente.
Os Correios reforçam que não distribuem cartinhas diretamente nas residências. Elas ficam disponíveis exclusivamente nos locais oficiais de adoção divulgados no Blog do Noel.
Em domingo de calor, casal aproveita piscina de borda infinita com as filhas; encontro marca primeiro dia de sol de Mel, de 4 meses, registrado por Bruna nas redes sociais
Em domingo de calor, casal aproveita piscina de borda infinita com as filhas; encontro marca primeiro dia de sol de Mel, de 4 meses, registrado por Bruna nas redes sociais