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Metrô de SP passa a aceitar cartão por aproximação nas catracas em projeto-piloto

Pagamento com cartões físicos de crédito e débito por aproximação começa nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, sem integração com ônibus e com expansão prevista para as linhas 2-Verde e 15-Prata

01/12/2025 às 10:36 por Redação Plox

O Metrô de São Paulo passou a aceitar, a partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa diretamente nas catracas com cartões físicos de crédito e débito por aproximação nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Ao longo de dezembro, a tecnologia será ampliada para as linhas 2-Verde e 15-Prata.

Metrô de São Paulo começa a aceitar cartões de crédito e débito diretamente nas catracas

Metrô de São Paulo começa a aceitar cartões de crédito e débito diretamente nas catracas

Foto: Reprodução / Agência Brasil.



De acordo com o Metrô, trata-se de um projeto-piloto com duração inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogação. O período de testes servirá para medir a aceitação do público, o impacto no fluxo das estações e os eventuais ajustes necessários antes de uma adoção definitiva. A proposta é agilizar o acesso às plataformas e diversificar as formas de pagamento.

Como funciona o pagamento por aproximação

Cada estação contemplada terá pelo menos uma catraca exclusiva para pagamento por aproximação, devidamente sinalizada para identificação pelos usuários.


Nesta etapa inicial, só serão aceitos cartões físicos habilitados para pagamento por aproximação das bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Não é possível utilizar cartões virtuais em celulares, smartwatches ou outros dispositivos.


Durante o período de testes, haverá limite de uso: o passageiro poderá pagar duas viagens com intervalo de 1 minuto entre elas. Depois disso, o mesmo cartão só poderá ser usado novamente após 30 minutos. Segundo o Metrô, essa regra poderá ser ajustada ao longo do piloto.


O novo sistema não permite integração com ônibus. Quem depende desse benefício precisa continuar usando o Bilhete Único ou o Top.


Nas estações com maior movimento, funcionários estarão disponíveis para orientar os usuários na utilização das catracas com pagamento por aproximação.

Estações que já aceitam o novo sistema

Na Linha 1-Azul, o pagamento com cartão por aproximação já está disponível nas estações: Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê, Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde-Ultrafarma, São Judas e Conceição.


Na Linha 3-Vermelha, o sistema funciona nas estações: Palmeiras–Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República, Anhangabaú, Sé, Pedro II, Brás, Bresser-Mooca, Tatuapé, Carrão–Assaí Atacadista, Penha–Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina–Esperança, Patriarca–Vila Ré, Artur Alvim e Corinthians–Itaquera.

Expansão nas linhas 2-Verde e 15-Prata

Ao longo de dezembro, o pagamento por aproximação será implementado em estações selecionadas da Linha 2-Verde: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos–Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.


Na Linha 15-Prata, a tecnologia chegará às estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus e Jardim Colonial.

O Metrô de São Paulo reforça que o projeto-piloto será monitorado ao longo dos seis meses para subsidiar decisões sobre possíveis expansões e ajustes no sistema.

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