Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
PL convoca reunião em Brasília para conter crise após críticas de Michelle Bolsonaro no Ceará
Cúpula do partido tenta estancar racha entre aliados de Michelle e grupo de André Fernandes, em disputa por candidatura ao governo cearense e influência na estratégia eleitoral para 2026
01/12/2025 às 17:45por Redação Plox
01/12/2025 às 17:45
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A cúpula do Partido Liberal (PL) marcou para esta terça-feira (2) uma reunião na sede da legenda, em Brasília, em meio à crise desencadeada por declarações da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O encontro deve reunir Michelle, o senador Flávio Bolsonaro, o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, o deputado Sóstenes Cavalcante e o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN). Ainda não há horário definido nem confirmação sobre a presença de outros parlamentares.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro durante evento público
Foto: Agência Brasil
Crítica à aliança no Ceará acirra disputa
A tensão no PL ganhou força após a participação de Michelle, no último domingo, no lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo) ao governo do Ceará. Durante o evento, ela classificou como “precipitada” a articulação para uma aliança entre integrantes do PL e o ex-governador Ciro Gomes (PSDB), movimento conduzido pelo deputado André Fernandes, uma das principais lideranças da sigla no estado.
A fala provocou desconforto entre dirigentes e parlamentares e escancarou um racha entre aliados de Michelle e o grupo ligado a André Fernandes. De acordo com fonte ouvida pela rádio Itatiaia, a disputa inclui também a indicação de nomes para a disputa no Ceará. Segundo essa fonte, Michelle defende o nome de Priscila Campos, enquanto André Fernandes quer emplacar o pai, o deputado estadual Alcides Fernandes.
Disputa por indicação e perspectiva de embates
A mesma fonte avalia que a disputa interna deve se intensificar à medida que a campanha avançar e que a definição sobre quem será o candidato apoiado pela legenda no estado se torne inevitável. O embate expõe uma corrida por protagonismo regional e nacional dentro do bolsonarismo, com reflexos diretos na estratégia do PL para 2026.
Flávio Bolsonaro reage e expõe racha público
Após a repercussão negativa das declarações de Michelle, o senador Flávio Bolsonaro reagiu publicamente. Em entrevista à coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, ele criticou a postura da madrasta e avaliou que ela contrariou uma decisão previamente autorizada por Jair Bolsonaro, ao se opor ao movimento liderado por André Fernandes no Ceará.
A Michelle atropelou o próprio presidente Bolsonaro, que havia autorizado o movimento do deputado André Fernandes no Ceará. E a forma com que ela se dirigiu a ele, que talvez seja nossa maior liderança local, foi autoritária e constrangedora.
Flávio Bolsonaro
As declarações de Flávio evidenciam a divisão interna no PL e colocam em campos opostos dois núcleos de influência no partido: de um lado, Michelle e seus aliados; de outro, parlamentares alinhados à articulação original no Ceará, capitaneada por André Fernandes.
A reunião desta terça-feira é vista dentro da sigla como tentativa de conter a crise, redefinir a estratégia no estado e, sobretudo, evitar que o conflito se amplie para outras disputas regionais em um momento de reorganização da oposição no Congresso.
Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em hotel na Zona Leste após atropelar e arrastar a ex-mulher, Taynara Souza Santos, de 31, por cerca de 1 km na Zona Norte de São Paulo; caso é investigado como tentativa de feminicídio
Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em hotel na Zona Leste após atropelar e arrastar a ex-mulher, Taynara Souza Santos, de 31, por cerca de 1 km na Zona Norte de São Paulo; caso é investigado como tentativa de feminicídio