Política

Michelle Bolsonaro rejeita aliança do PL com Ciro Gomes em evento no Ceará

Em lançamento da pré-candidatura de Eduardo Girão ao governo cearense, ex-primeira-dama critica aproximação com Ciro e é contestada por André Fernandes, que diz que diálogo teve aval de Jair Bolsonaro

01/12/2025 às 09:12 por Redação Plox

BRASÍLIA – A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou, neste domingo (30/11), a aproximação entre o PL e Ciro Gomes no Ceará. A manifestação ocorreu em Fortaleza e foi rebatida pelo deputado federal André Fernandes (PL-CE), expondo divergências internas sobre os rumos do partido em 2026.

O embate aconteceu durante o lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo-CE) ao governo do Ceará. Diante de aliados, Michelle fez questão de rejeitar publicamente qualquer possibilidade de aliança do PL com Ciro Gomes, que também pretende disputar o comando do Estado.

Michelle Bolsonaro se posicionou contrária à aproximação entre o PL e Ciro Gomes no Ceará

Michelle Bolsonaro se posicionou contrária à aproximação entre o PL e Ciro Gomes no Ceará

Foto: Reprodução / Flickr / PL Mulher


Michelle rejeita aliança com Ciro e exalta Bolsonaro

No evento, Michelle Bolsonaro destacou sua relação com lideranças do PL no Ceará, mas reforçou que não admite aproximação com o ex-ministro cearense, crítico histórico de Jair Bolsonaro e do bolsonarismo.

Adoro o André, passei em todos os Estados falando dele, do Carmelo Neto e da esposa dele, que foi eleita. Tenho orgulho de vocês, mas fazer aliança com o homem [Ciro Gomes] que é contra o maior líder da direita [Jair Bolsonaro], isso não dá. Vamos nos levantar e trabalhar para eleger o Girão.

Michelle Bolsonaro

Ciro Gomes, que construiu sua trajetória majoritariamente em partidos de centro-esquerda e se tornou um dos principais opositores do ex-presidente Jair Bolsonaro, filiou-se recentemente ao PSDB. A movimentação o aproximou de André Fernandes e de outros quadros do PL cearense, em meio às articulações para enfrentar o atual governador, Elmano de Freitas.

André Fernandes responde e cita aval de Jair Bolsonaro

Após o evento, em conversa com jornalistas, André Fernandes rebateu as críticas de Michelle e procurou justificar o diálogo com Ciro Gomes. Segundo ele, as tratativas contaram com o conhecimento e participação direta de Jair Bolsonaro.

Eu tinha acordo com Bolsonaro de que em momento algum falaria sobre reuniões internas. Mas, já que, infelizmente, a própria esposa do ex-presidente chega aqui e diz que fizemos uma movimentação errada, o próprio Bolsonaro pediu para ligar para o Ciro Gomes no viva-voz.

André Fernandes

Retorno de Ciro ao PSDB muda o tabuleiro no Ceará

A volta de Ciro Gomes ao PSDB é vista como um gesto pragmático e simbólico. No início da carreira, ele já havia sido o primeiro governador eleito pelo partido no Ceará, em 1990. Agora, retorna a uma sigla que busca, em suas próprias palavras, “recuperar a coerência e a energia de um projeto nacional moderado”, reposicionando-se no cenário político nacional e nas disputas estaduais.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a