Política

Após guaraná enviado por Janja, prefeito de Londres volta atrás e elogia bebida brasileira

Depois de chamar o guaraná zero de “horrível” durante a COP30, em Belém, Sadiq Khan prova versão original enviada por Janja, diz que agora tomou a bebida “da forma correta” e afirma entender o entusiasmo dos brasileiros

01/12/2025 às 09:04 por Redação Plox

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, voltou às redes sociais para falar sobre guaraná e, desta vez, com uma avaliação bem diferente. Após a repercussão negativa de sua primeira experiência com o refrigerante brasileiro, ele afirmou ter mudado de opinião depois de receber latinhas enviadas pela primeira-dama do Brasil, Janja da Silva.

Sadiq Khan, prefeito de Londres, apareceu em novo vídeo tomando guaraná

Sadiq Khan, prefeito de Londres, apareceu em novo vídeo tomando guaraná

Foto: Instagram/@sadiq/Reprodução


Guaraná enviado por Janja muda avaliação do prefeito

Em um novo vídeo publicado neste domingo (30/11), Khan contou que as latinhas de guaraná foram um presente de Janja. Na legenda, escreveu que estava “experimentando guaraná de novo (da forma correta)” e agradeceu à primeira-dama por ter enviado o que chamou de versão “autêntica” da bebida.

Na mesma publicação, ele disse ter entendido, agora, o entusiasmo dos brasileiros com o refrigerante e concluiu o texto com um “Saúde!” dirigido ao público do país.

Críticas iniciais e reação dos brasileiros

A mudança de tom veio depois da repercussão de um vídeo anterior, gravado durante a COP30, em Belém do Pará. Na ocasião, Khan havia classificado o guaraná como “horrível”, ao provar a versão zero açúcar de uma das marcas mais populares entre os brasileiros.

A primeira reação viralizou e gerou uma enxurrada de comentários nas redes, com muitos brasileiros se dizendo indignados com a rejeição à bebida. O próprio prefeito ironizou a situação ao dizer que havia provocado um “incidente diplomático” por causa do refrigerante.

Prefeito segue dicas de brasileiros na segunda prova

Para a nova degustação, Khan decidiu seguir as recomendações dos brasileiros, que sugeriram tomar o guaraná original, bem gelado e com uma rodela de laranja. Ele justificou a mudança de opinião dizendo que, da primeira vez, sua equipe havia servido o refrigerante quente.

Camisa da seleção e aprovação definitiva

No novo vídeo, o prefeito aparece usando uma camisa vintage da seleção brasileira e reforça que, agora, aprovou a bebida. Em tom descontraído, ele afirma que gostou “de verdade”, classifica o guaraná como uma “boa bebida” e volta a criticar apenas a primeira experiência, quando havia tomado a versão que considerou “horrível”.

Antes da reviravolta com o guaraná, Khan já havia dito que, apesar de não ter gostado do refrigerante na primeira prova, tinha apreciado outros itens da culinária brasileira, como Guaravita, brigadeiro, biscoito de polvilho, paçoca e pão de queijo.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a