Carlos Souto - Zema assume o Governo de Minas e anuncia reformas

A solenidade aconteceu na Assembléia Legislativa mineira

Por Plox

02/01/2019 09h54 - Atualizado há mais de 6 anos

O novo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o vice-governador Paulo Brant (Novo), tomaram posse ontem (1º/1/19), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com a promessa de austeridade e espírito público. Ele propôs um pacto de todas as forças políticas do Estado para recuperar a economia e resgatar a confiança e o orgulho dos mineiros.

A Reunião Solene de Plenário foi conduzida pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adalclever Lopes (MDB), e contou com a presença de representantes de vários seguimentos do estado.

 

Fotografias: Willian Dias/ ALMG IMG-9801

IMG-9802

IMG-9803

IMG-9804

IMG-9805

IMG-9806

IMG-9807

Em seu discurso, o  novo governador deixou claro que reformas administrativas e fiscais serão levadas adiante para garantir, por exemplo, o pagamento dos servidores até o quinto dia útil e a volta dos repasses de verbas às prefeituras, além dos investimentos. “E a primeira e mais fundamental atitude a ser tomada é a de reduzir despesas, cortando na carne”, anunciou.

Romeu Zema e Paulo Brant chegaram à Assembleia pela Praça Carlos Chagas, onde o governador eleito fez um pronunciamento à imprensa. Em seguida, eles passaram pelos Dragões da Inconfidência, perfilados no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.

A Guarda de Honra dos Dragões da Inconfidência está na origem da Polícia Militar de Minas e simboliza os ideais libertários dos inconfidentes. Dobrados e outras músicas mineiras foram executadas, também nesse momento, pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros.

IMG-9808

IMG-9809

IMG-9810

IMG-9811

IMG-9812

IMG-9813

IMG-9814

IMG-9815

IMG-9816

IMG-9817

IMG-9819

IMG-9822

Uma comissão de parlamentares foi designada para recepcionar o governador e o vice e conduzi-los até o Plenário. No caminho, foram saudados por prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras e vereadores.

O governador eleito e seu vice entraram no Plenário da ALMG sob a cúpula de aço de cadetes da Polícia Militar de Minas Gerais. O gesto demonstra honra e respeito ao chefe do Executivo e realça o espírito de disciplina e apreço da corporação. Coube à mineira Negra Mary cantar o Hino Nacional

Pela primeira vez, a transmissão do cargo de governador também foi realizada na ALMG, integrada à cerimônia de posse. A solenidade, tradicionalmente realizada no Palácio da Liberdade, foi marcada pela entrega do Grande Colar da Inconfidência, pelo agora ex-governador Fernando Pimentel (PT) ao seu sucessor.

O novo governador, Romeu Zema, e o vice Paulo Brant deixaram o Plenário mais uma vez sob a cúpula de aço, dessa vez formada pelos cadetes do Corpo de Bombeiros. Ambos seguiram para a Cidade Administrativa, onde aconteceu a solenidade de início da nova gestão.

Destaques